O amor de mãe é bom para o cérebro
As crianças que recebem mais carinho durante sua etapa escolar desenvolvem um hipocampo maior e têm menos sintomas de depressão. Estas são as conclusões de um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences - Early Edition (PNAS) e que confirma o que intuitivamente todos sabemos: não há nada melhor que "amor de mamãe".
Ainda que muitos trabalhos tenham demonstrado as conseqüências de crescer em um ambiente carinhoso sobre o sucesso escolar e outros fatores psicossociais, este é o primeiro que mostra o efeito direto sobre o cérebro. Concretamente, os pesquisadores observaram que as crianças criadas com afeto desenvolviam um hipocampo quase dez vezes maior que os que não tiveram tanta sorte. Este órgão está relacionado com processos de memória e aprendizagem, bem como com mecanismos de resposta ao estresse, motivo pelo qual é importante seu correto desenvolvimento a idades precoces.
- "O estudo tem um grande envolvimento sobre a saúde pública e sugere que devemos prestar mais atenção à forma na qual os pais criam seus filhos" indicam os autores. Tanto na escola como em seu ambiente familiar é importante o carinho ao redor dos pequenos. - "Como sociedade, devemos fazer o que for possível para fomentar estas habilidades já que está claro que os cuidados paternos têm um impacto muito grande no desenvolvimento posterior das crianças", concluem os pesquisadores.
Via | Examiner.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!