Baixinhos sofrem mais cardiopatias
Um estudo da Universidade de Tampere (Finlândia), publicado na revista European Heart Journal, revela que as pessoas de baixa estatura têm mais probabilidades de padecer uma cardiopatia do que os mais altos. Concretamente, a análise revela que aqueles homens que medem menos de 1,60 metros e as mulheres com menos 1,53 metros de estatura têm um risco de sofrer alguma doença cardiovascular 1,5 vezes superior àquelas pessoas que medem mais de 1,77 ou 1,66 respectivamente.
Para a meta-análise levaram em conta inicialmente um total de 1.907 artigos que tratavam este tema, ainda que depois centraram em um estudo observacional de 52 deles, que somavam mais de três milhões de indivíduos pesquisados. Destes artigos, 22 foram os escolhidos para realizar a meta-análise final. Ademais, o estudo também descobriu diferenças significativas em função do sexo. O coletivo com mais risco cardiovascular é o das mulheres de menor estatura, sendo neste subgrupo 1,55 vezes superior que em mulheres mais altas. Nos homens de baixa estatura, ao contrário, este risco é de 1,37 vezes superior ao de seus congêneres mais altos.
Ainda que os autores tenham achado uma clara relação entre a estatura e o risco cardiovascular, por enquanto não obtiveram informação suficiente que permita explicar suas causas. Mesmo assim, destacam como possível explicação o fato de que as pessoas de menor estatura tenham um calibre arterial menor, o que facilitaria a obstrução dos vasos sanguíneos.
Via | Heart Disease Health Center - WebMD.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!