A espantosa inteligência dos corvos
Um dos seis corvos da Torre de Londres, que, segundo conta a lenda, no dia que desaparecerem, acabará a monarquia inglesa.
O vício dos corvos no jogo e em brincadeiras é bem conhecido, são sem dúvida de todas as aves as mais brincalhonas. São capazes inclusive de se divertir com outras espécies, por exemplo, já foram observados brinano de "rato e gato" com cães e lobos.
Os corvos já foram vistos também "esquiando" pela neve por simples prazer. Mas este vídeo, logo depois do corvídeo salto, supera tudo, nele é possível ver um corvo que utiliza o que parece a tampa de um pote, para deslizar por um telhado cheio de neve como se se tratasse de um experimentado snowboarder com sua prancha:
Assim como os primatas, os corvos vivem em sociedades complexas, acasalm por tod a vida, fazem amigos e inimigos e para sobreviver aprenderam a cooperar com outros congéneres e também a manipulá-los. Acredita-se que este tipo de comportamento social é uma das principais forças impulsoras da evolução da inteligência em humanos e primatas. E possivelmente também tenha ajudado os corvos a desenvolver um cérebro que se destaca por sua inteligência. Vejam este vídeo antigo e grande sucesso do YouTube que mostra um corvo resolvendo um problema que para a maioria dos animais poderia supor uma barreira:
Os corvos possuem um dos cérebros de maior tamanho de todas as aves, comparável em termos relativos ao cérebro humano. Têm incríveis habilidades como a imitação, a resolução de problemas e a intuição. Inclusive são capazes de dirigir outros animais para que trabalhem para eles, por exemplo, atraindo lobos e coyotes ao lugar onde se encontra um animal morto para que estes abram o cadáver e assim possam ter acesso à carniça de maneira mais fácil.
O hacker e escritor Joshua Klein, técnico que utiliza o pensamento sistémico, depois de um prolongado estudo de 10 anos do comportamento corvídeo, nos conta em uma super interessante palestra TED sua fascinação pelo Corvus corax:
Se necessário escolha as legendas de seu idioma
Notícias relacionadas:
Comentários
Pois é, Joshua Klein, "faltam" recursos humanos, daí a necessidade de treinar corvos para trabalhar no lugar de homens... ?... deve ser bem mais vantajoso pois para um humano é necessário remunerar, enquanto para um corvo basta amendoins...
Obs.: Meu totem é o Corvo ;-)
Não é pra menos que gosto de corvos.
Que lindo! Que lindo ! Que lindo! Que lindo! Que lindo!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!