Captam o pulso do coração da Terra no espaço sideral

LuisaoCS

Captam o pulso do coração da Terra no espaço sideral

Nosso planeta emite uma onda ressonante equiparável com um pulso: a Ressonância Schumann vem sendo chamada poeticamente há alguns anos de a "batida do coração da Terra" e só tinha sido detectada no interior de nosso planeta. Agora, no entanto, satélites identificaram sinais deste pulso eletromagnético nos confins do espaço.

A Ressonância Schumann corresponde a uma frequência de 7,8 hertz -coincidentemente na mesma faixa de frequência alfa que exibe o cérebro em um estado de relaxamento-. Assim como o coração, esta batida é regulada pela eletricidade. Quando os raios fazem contato com a terra, são geradas ondas eletromagnéticas na atmosfera (o relâmpago é uma manifestação deste pulso telúrico).


Estas ondas mantém-se entre a terra e a alta atmosfera a uns 100 km de altura. A ressonância Schumann, que foi observada pela primeira vez por Nicola Tesla, forma uma espécie de harpa de reverberação elétrica na ionosfera de nosso planeta que se alimenta de suas mesmas ondas, e que permitiria, na teoria de Tesla, a transmissão de comunicação e energia sem fio.

Cientistas da NASA trabalhando no Goddard Space Flight Center revelaram que detectaram pela primeira vez estas ondas a uma distância de 500 milhas para além da cavidade formada pela superfície da Terra e da ionosfera. Aparentemente estas ondas elétricas ressonantes são filtradas por esta cavidade para o espaço, como se emitissem um sinal de vida, um pulso cósmico.

Como já devem ter notado, a Ressonância Schumann contém ótimos e fartos ingredientes para uma bela e ignara salada cosnpiracionista: ondas no espectro ELF, eletromagnetismo terrestre, coração da Terra, Tesla... Oxalá não caiam conspiranóicos por aqui de paraquedas do Google.

Via | io9.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Que legal. Deixa eu ver se entendi. Quer dizer que se houver vida nesse vasto universo, além da nossa, essa vida poderia vir a captar o pulso do coração da terra?
E o contrário pode se dar também, nós poderíamos captar o pulso do coração de uma outra terra, ou planeta, ou de outras terras ou planetas.
É isso?

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!