Um spray contra a timidez
A timidez pode se tornar um sério obstáculo impedindo que algumas pessoas consigam enfrentar com normalidade a situações da vida cotidiana. Para combater o problema, um grupo de pesquisadores da Universidade Concordia de Montreal (Canadá) desenvolveu um aerossol de oxitocina que poderia servir para fomentar a extroversão, melhorar a confiança em si mesmo em contextos sociais e combater a timidez.
Segundo expõem os autores desta descoberta na revista Psychopharmacology, - "a oxitocina pode mudar como as pessoas percebem a si mesmas". Deste modo, facilita a conduta social e modifica a forma na qual processamos e interpretamos os sinais sociais externas. No âmbito médico a oxitocina também é conhecida como o hormônio da paixão ou do abraço, e se sintetiza em grandes quantidades durante a gravidez.
No estudo duplo cego utilizaram dois tipos de spray que foram administrados a cem homens e mulheres entre 18 e 35 anos, um com oxitocina e outro com uma substância que funcionava como placebo. Decorridos 90 minutos, comprovaram que os participantes que receberam oxitocina intranasal tinham qualificações mais altas de extroversão, amabilidade e abertura a novas experiências que aqueles que utilizaram o placebo. O altruísmo, a confiança e a calidez no tratamento com os demais também incrementaram depois da exposição à oxitocina.
Via | Science Daily.
Notícias relacionadas:
Comentários
Isso seria de grande utilidade se funcionar mesmo.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!