Pentágono planeja pôr em órbita olho que tudo vê
Cumprindo com os presságios mais funestos sobre o estado de vigilância total que tantos anteciparam (de Orwell a Foucault e Deleuze, passando por muitos outros), o Pentágono anunciou há pouco que porá em órbita uma série de satélites de tecnologia avançada que permitirão obter imagens e vídeos em tempo real de qualquer parte do planeta.
A companhia encarregada de fabricar o aparelho é a Ball Aerospace & Technologies Corp, e por enquanto sua função principal será cobrir as lacunas de informação e rastreamento que têm outros dispositivos de espionagem que, ademais, são vulneráveis a sistemas de defesa antiaérea, como por exemplo, os dornes. Diz-se em particular que a rede de satélites será dedicada a monitorar as bases desde onde possam lançar mísseis.
Cada satélite cobrirá uma área de 100 km quadrados, com uma resolução óptica de pelo menos 3 metros. O projeto, realizado a instâncias da Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa dos Estados Unidos (DARPA, por suas siglas em inglês), custará aproximadamente 500 milhões de dólares.
Via | Geekosystem.
Notícias relacionadas:
Comentários
DARPANET?
Para que voce acha que serve coisas como o Facebook? Voce já pagou um centavo para usar? Não?
Então voce não é o usuario, voce é o produto que esta sendo vendido, Facebook é como uma prateleira de um supermercado, voce é o enlatado e quem faz as compras são as essas agencias do governo.
Manter todos aqueles servidores que fazem o facebook funcionar não é de graça.
DARPA? ja ouvi, ou vi, isso antes, é aquele mesmo negócio que mexe com auroras boreais não é? õ_o
Meio bilhão não é para qualquer um "...".
Tu deve ta bem de $$ ein.
^^
Bill Gates ou Warren Buffet já devem ter tal olho então, tá pelo menos parecendo ser muito barato...
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!