A flor do Natal não é uma flor
Em muitos cantos do hemisfério norte a poinsétia, popular bico de papagaio, (Euphorbia pulcherrima) é largamente utilizada para fins decorativos na época do Natal, simplesmente porque ela floresce exatamente no solstício de Inverno que coincide com o Natal nesses lugares. Além de ter um vermelho exuberante, tem formato que lembra estrelas, por isso é conhecida como flor-do-natal, ou estrela-do-natal.
Originária do México, pode ter sido no século XVII que a planta começou a ter um significado natalício, quando frades franciscanos começaram a utilizá-la numa procissão, designada por “Festa de Santa Pesebre”. As brácteas vermelhas começaram a ser associadas simbolicamente, pela sua forma, à estrela de Belém.
A seiva leitosa da poinsétia, não deve entrar em contato com nossa pele e mucosas, pois ela é extremamente irritante, provoca inflamações, dor e comichão, podendo causar também irritação nos olhos, lacrimejamento, inchaço das pálpebras e dificuldades na visão. A sua ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarréia, mas não te mata.
Crédito: Linda & Dr. Dick Buscher
Bem, como diz o título a poinsétia não é uma flor, são suas folhas que são semelhantes a pétalas de flores vermelhas. O que parece ser flores, são brácteas vermelhas - especiais estruturas modificadas com a função de proteger a pequena flor. Na poinsétia, as brácteas também têm a função de atrair polinizadores. Como a flor da planta poinsétia é "sem graça" para os insetos, as brácteas assumiram cores, formas e texturas semelhantes às de pétalas verdadeiras. Aqui, elas envolvem as pseudo-umbelas onde encontram-se as flores verdadeiras, rodeadas por uma camada de tecido verde e uma glândula amarela que nasce apenas num dos lados da flor.
Notícias relacionadas:
Comentários
Não, mesmo, não vou apagar, foi só pra mexer com vc. Obrigada pela observação, beijos, volte sempre.
É que quase todo mundo só a conhece por esse nome, mas se quiser apagar... ;-)
Ah, Luisão, bico de papagaio, não, né? É um nome popular muito feio. Vc acabou com o encanto do Natal. Snif! [cara de emburrada].
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!