Basta troca de olhares para sincronizar as batidas cardíacas de uma mãe e seu bebê

LuisaoCS

Basta troca de olhares para sincronizar as batidas cardíacas de uma mãe e seu bebê

Pesquisadores da Universidade Bar-Ilan de Israel descobriram que o olhar e o sorriso de uma mãe sobre seu filho de até três meses de idade provoca a sincronia no ritmo cardíaco de ambos.

Não é por casualidade que o vínculo mãe-filho tenha uma infinidade de fatos reais, superstições e crenças de quase qualquer tipo forjadas ao longo de muitos séculos de, sobretudo, geração empírica de conhecimento.


No entanto, é um tanto impressionante quando a ciência confirma impressões do que as mães podem chegar a fazer com esta enigmática conexão com o produto de suas entranhas.

Examinando a reação de uma mãe com seu rebento de 3 meses de idade em interações cara a cara, ao mesmo tempo em que se monitorava a atividade cardíaca de ambos e por micro análise os patrões de olhadas, o afeto e a sincronia vocal, os pesquisadores descobriram que a mãe e o filho coordenavam seu ritmo cardíaco com menos de 1 segundo de atraso, sincronia que se tornava quase exata em episódios de afeto e simultaneidade vocal.

Esta descoberta é notável porque conquanto observou-se um comportamento similar em outros mamíferos, o ser humano é talvez a única espécie em que basta um olhar para conseguir esta sincronia, cujos efeitos também valeria a pena estudar, igualmente se isto mesmo se repetir com outras pessoas além da mãe biológica.

Via | io9.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!