Bloom Box: Um gerador de energia para o lar já utilizado pelo eBay e Google
Ultimamente um dos temas mais importantes que os estudiosos de todo o mundo estão tratando tanto no ambiente político e social como no tecnológico são as novas formas de gerar energia para poder reduzir o índice de contaminação e poder, desta maneira, ajudar o meio ambiente. O problema com os diferentes projetos de energia alternativa é que a maioria não passam de lindas palavras e pequenos devaneios, ainda que agora surgiu um que além de realmente inovador já está sendo utilizado na atualidade.
Trata-se da criação de uma companhia chamada Bloom Energy que desenvolveram pequenas caixas que funcionam a base de oxigênio misturado com combustível (pode ser gás natural, biogás ou inclusive energia solar). Utilizando 2 destas caixas é possível abastecer uma casa nos Estados Unidos (somente uma seria necessária em zonas rurais ou em países onde se precisa menos energia).
A medida destas pequenas caixas pode ser vista na fotografia e conquanto para que funcionem precisarão ter uma estrutura um pouco maior -mais ou menos o tamanho de uma geladeira- para fornecer energia renovável, limpa e realmente barata.
Hoje em dia dificilmente teríamos a condição de adquirir uma porque seu custo vai desde os 700 até os 800 mil dólares, mas o fundador da empresa prevê um futuro com uma destas caixas em nossos lares já que poderiam chegar ser vendidas por uns 3 mil dólares em aproximadamente 5 ou 10 anos.
O mais interessante de tudo isto é que empresas como eBay e Google já possuem atualmente estes equipamentos fornecendo energia a alguns de seus servidores. O buscador tem 4 Bloom Box que abastece alguns de suas datacenters há 18 meses e o eBay possui 5 que, segundo comentam, permitiram a poupança de nada mais nada menos que US$100 mil em somente 9 meses.
Muita gente está apostando para este projeto. De fato, Bloom Energy já arrecadou US$400 milhões em investimentos e, curiosamente, um desses investidores é Kleiner Perkins que, para quem ainda não sabe, investiu anteriormente em empresas como Netscape, Amazon, Google e muitas outras.
Não sei se chegaremos a ter uma destas caixas em casa no futuro, mas sem dúvida isto é um avanço realmente importante já que este não é daqueles projetos que nunca saíram do papel senão que já está sendo utilizado, funciona muito bem e tem investimento de "tubarão".
Via | puggal.com.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!