Os neutrinos superam a velocidade da luz, de novo

LuisaoCS

Os neutrinos superam a velocidade da luz, de novo

O mistério dos neutrinos mais rápidos que a luz segue cada vez mais vivo. Após realizar uma segunda prova levando em conta todas as objeções e corrigindo possíveis erros, o resultado foi exatamente o mesmo.

Se outros experimentos forem confirmados, a descoberta poderia derrubar um dos principais supostos da física moderna. A experiência foi publicada e enviada ao Journal of High Energy Physics, mas não foi ainda revisada ainda pela comunidade científica.


O teste consistiu em enviar grupos de neutrinos criados nas instalações do CERN, através de 730 km de terra e rochas ao enorme detector OPERA instalado no laboratório de Grande Sasso, na Itália.

Os primeiros experimentos consistiram em 15.000 medições realizadas durante três anos, nas quais descobriram que os neutrinos demoram uma fração de segundo menos do que a luz para chegar a seu destino, viajando a mesma distância.

A ideia de que nada pode ir mais rápido que a luz no vácuo é uma das bases da física, ideia proposta pela primeira vez por James Clerk Maxwell e depois incorporada por Albert Einstein em sua teoria da relatividade especial.

- "O experimento reforça as descobertas prévias e descarta alguns dos possíveis erros sistemáticos que poderiam em princípio tê-lo afetado", assinalou o cientista Antonio Ereditato. Os pesquisadores estão muito conscientes das consequências de confirmar este achado, de maneira que "devemos ser muito prudentes, temos que esperar confirmações independentes", diz Ereditato.

Essa confirmação pode demorar um pouco em chegar, já que não há muitas instalações no mundo que tenham detectores necessários para capturar neutrinos. No próximo ano realizarão novos testes em Grande Sasso para voltar a checar os resultados, e os laboratórios Minos nos Estados Unidos e T2K no Japão também testarão as observações. De modo que poderiam passar vários meses antes de que saibamos se estes resultados são observados também em outras partes.

Via | BBC.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

CITANDO
"são literalmente, neutrinos bolts!! mas no que essa descoberta mudaria no nosso dia a dia?"

Bom, para começo de assunto a relatividade especial diz que partículas comuns não podem viagar em velocidades sueriores a da luz, ou seja, para isso acontecer a energia de repouso dessa partícula deveria ser negativa, além do quê o tempo correria ao contrário... (Partículas semelhantes já haviam sido propostas por outras teorias, como os 'Táchions' na teoria bosônica das cordas, mas são partículas muito difíceis de lidar com os cálculos...

Mas já foram propostas muitas hipóteses de erro de medição, muitas pessoas disseram que Einstein estava errado (o que não é verdade), mas estamos no aguardo para ver qual a resposta definitiva ^^

Cada vez mais estamos progredindo em breve faremos viagens interplanetárias...fuiiiiii

são literalmente, neutrinos bolts!! mas no que essa descoberta mudaria no nosso dia a dia?

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!