Caldo de galinha realmente combate o resfriado?
O famoso ditado diz que "Prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém". A origem vem possivelmente do longínquo século XII, quando o físico e filósofo Moisés Maimônides recomendava o caldo de galinha como tratamento contra o resfriado comum. Agora, pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Nebraska (EUA) demonstraram que ele tinha razão.
O fundamento científico é que o caldo de galinha dificulta o movimento de algumas células do sistema imunológico chamadas neutrófilos, que não só destroem vírus e bactérias, senão que também fomentam a liberação de mucosidades e atacam células do próprio organismo, provocando a inflamação dos tecidos. Deste modo, a sopa de galinha reduziria os incômodos sintomas próprios dos resfriados, reduzindo a inflamação da garganta e das mucosas nasais sem que para isso diminua a atividade antiviral de nosso sistema imunológico.
Qual é então a receita deste alimento apelidado por alguns como "penicilina da vovó"? Segundo publicam os autores do estudo na revista Chest, deve ser feito com galinha, cebolas, batatas, cenouras, nabos, salsa, sal e pimenta. E os ingredientes devem ser cozidos durante ao menos uma hora.
Outro recente estudo realizado no Japão também revelou que o caldo de galinha também ajuda a reduzir a pressão arterial.
Via | Science Daily.
Notícias relacionadas:
Comentários
Qualquer médico dirá que a canja não faz mal e nem bem. Quando se está com dor de garganta, quanto menos sólido for o alimento, melhorar será para a ingestão (Não, eu nunca pesquiso). Para combater a inflamação se usa anti-inflamatório. Sei que há alimentos anti-inflamatórios. Mas o que terá em uma sopa cozida por uma hora, acho que nem sequer nutrientes, quanto mais a capacidade para agir conta a inflamação tecidual. Eu posso estar bem errada, talvez sobre alguns componentes químicos que suportem o calor do cozimento, ou que se transforme ou sirva de precursor.
A energia vital só é possível ser capturada através dos alimentos crús. Essa energia capacita nosso organismo a combater diversas doenças. Veja bem, eu acredito no poder dos vegetais. Neles, estão a cura para tudo, só que esta cura é lenta. As pessoas preferem algo que aja rapidamente. Eu já tive asma, que vinha em crises terríveis, sempre durante à noite. Os remédios aliviavam os sintomas imediatamente, mas eles sempre voltavam. Vc sabe que a asma é inflamatória. Curei minha asma com alho. Foi um sofrimento para mim comer um dente de alho por dia durante meses.
Na composição do alho temos: enzimas; flavonóides; adenosina; pectina; saponinas; compostos fenólicos; mucilagens; carboidratos; ajoeno; proteínas; ácidos graxos; vitaminas A, B1, B2, B5, B6, B8, C, D, E; ácido salicílico; enxofre; zinco, fósforo, cálcio, ferro, magnésio, sódio, selênio, cobre, germânio, água, hidratos de carbono (carboidratos), sais, proteínas e lipídio. Após o cozimento, a maioria dos compostos orgânicos aqui são degradados.
Então, ok, vamos crer que é verdade, quais as propriedades na sopa de galinha com o potencial de agir contra essa inflamação? Quero constatações cientificas.
Eu já te falei que nunca pego gripe nem resfriado? Coisa de pobre meu bem, aqui é de tuberculose pra cima. Tá, essa foi péssima. Horrível. De mau gosto. Eu vou melhorar, eu vou melhorar meu stand-up comedy, deixa eu ficar. Acho que passei por isso duas x apenas em toda minha existência. Eu to falando de pegar gripe e resfriado. Sabe como eu faço pra não contrair gripe e resfriado? Sendo mais esperta do que os influenzas e os rhinovirus. Sabe como eu faço pra ser mais esperta que eles? Eu tomo os antigripais antes de ficar resfriada. Tudo bem, isso não foi legal, é apologia ao uso indiscriminado de antigripais, né? Tome sopa de galinha, gente. Err...
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!