Imprinting - Quem é a mamãe?
O comportamento de um animal é uma mistura de comportamentos inatos e aprendidos. Os comportamentos instintivos são geneticamente programados e muito pouco influenciados pela experiência ou aprendizagem. Mas a aprendizagem pode depender um tanto de mecanismos inatos. A capacidade de aprender, de se ajustar em um meio ambiente variável e imprevisível, resulta em mudanças funcionais e, é biologicamente vantajoso para o individuo. A aprendizagem depende da plasticidade do sistema nervoso, de uma capacidade de recuperar e armazenar informação.
O imprinting é um exemplo fascinante de influências genéticas e ambientais no comportamento animal. Este fenômeno pode ser observado em, por exemplo, patinhos e pintinhos. Ele foi retratado no emocionante e divertido Fly Away Home. Neste filme, Amy Alden é uma garota que adota uma ninhada de bebês gansos do Canadá. Assim que eles eclodem dos ovos, é Amy que eles veem. Imediatamente, os pássaros imprimem em seus cérebros que a garota é sua mamãe ganso. Agora, Amy e seu pai terão que trabalhar juntos para ensinar os pássaros a migrarem ou eles morrerão no inverno rigoroso. A solução vem de uma ideia inusitada e pouco provável - um ultraleve guiará as aves para um lugar seguro.
Este cara aqui é o etólogo Konrad Lorenz. Ele fez várias experiências a cerca de imprinting. Ele teve a ideia de criar gansos cinzentos desde filhotinhos, a intenção era descobrir se os gansos o seguiriam como se fosse sua mãe. O resultado foi impressionante - os gansinhos seguiam Lorenz, e continuaram com essa incrível ligação social até mesmo depois de se tornaram adultos. Lorenz também descobriu que, para que o imprinting seja efetivo, deve ocorrer precocemente, logo após o nascimento dos filhotes.
Fica claro que os filhotes nascem com a capacidade de estampar a imagem dos parentais. A seleção natural é a responsável por isso. Uma vez “estampados”, os filhotes seguem os pais para qualquer lugar recebendo proteção das ameças naturais do habitat e alimentação. Sendo assim, podemos entender que o imprinting é tremendamente importante para a sobrevivência, e deve ocorrer de maneira correta. Os filhotes precisam reconhecer quem serão seus futuros parceiros sexuais, e esta referência deve ser os pais. Se algo ocorrer de maneira inesperada e errada todo o curso de processamento neural e da expressão comportamental mudará, resultando em uma ameça grave para a reprodução e sobrevivência do animal.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!