Decifrado um texto secreto maçônico a mais de 250 anos

LuisaoCS

Decifrado um texto secreto maçônico  a mais de 250 anos

Um equipe de cientistas suecos e estadunidenses decifraram um manuscrito encriptado de mais de 250 anos. O documento chamado "Copiale Cipher" era todo um enigma para os pesquisadores. Agora, graças a técnicas de tradução estatística os especialistas em computação conseguiram interpretar e saber que pertencia a uma sociedade secreta maçônica interessada na oftalmologia.

Depois de meses de trabalho os estudiosos destas 105 amarelentas páginas cheias de estranhos símbolos ilegíveis, conseguiram finalmente decifrá-los. Uma mistura de símbolos abstratos e letras romanas que enchiam este enigmático documento datado dos anos 1730 e escrito a mão. Ao todo 75.000 estranhos caracteres e letras desconexas além do nome de seu proprietário "Philipp 1866" escrito em um marcador de páginas e a nota ao final do documento onde estava escrito "Copiale3".


Para resolver o enigma os pesquisadores das Universidades de Uppsala na Suécia e da Escola de Engenharia Viterbi da Universidade do Sul de Califórnia, primeiro separaram os caracteres romanos e gregos dos símbolos para analisar seu significado independentemente.

Depois de provar com 80 idiomas os caracteres não tinham nenhum significado, olhassem por onde olhassem, de maneira que chegaram à conclusão de que se tratava simples e claramente de letras distratoras e que o significado se encontrava mesmo nos símbolos. Como explica a pesquisadora Beáta Megyesi, da Universidade de Uppsala, Suécia:

- "Inicialmente pensamos que as letras latinas tinham mensagem por si próprias, não os símbolos, mas comprovamos que estávamos equivocados". Assim, sob a teoria de que os símbolos parecidos representavam à mesma letra ou grupos de letras conseguiram traduzir algumas palavras e finalmente decodificaram o texto. No texto explica-se a finalidade da sociedade. Como explicam desde a Universidade de Uppsala:

- "O manuscrito foi feito por 'Oftalmologistas', uma sociedade secreta cujo propósito, entre outros, era o de traçar os rituais secretos dos maçons". Ademais, o documento mostra um grande interesse pela oftalmologia e a cirurgia ocular, ainda que parece que os membros não eram oftalmologistas propriamente ditos.

Via | IB Times.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Como faço para poder ver o conteudo decifrado?

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!