Nasa – Posto de combustível no espaço
É a solução que os engenheiros e técnicos em logística da Agência Espacial Norte Americana (NASA) estão propondo para projetos futuros. Um congresso agendado para 2012 em Washington – DC vai abrir o debate sobre a questão.
O problema
Os tanques de combustível que vão acoplados as naves utilizadas limitam e muito o tamanho da nave principal e aumentam os riscos de acidentes.
A solução proposta
Criarem estações de reabastecimento em órbita ou até mesmo em asteróides que iriam completar o tanque das espaçonaves viabilizando a viagem até a Lua ou até mesmo Marte. Estes seriam lançados em primeiro lugar, montando as estações de reabastecimento, em seguida seriam levados o combustível e suprimentos extras, para eventualidades. Com o projeto inicial, seriam necessárias 4 viagens para a montagem. Para o abastecimento de combustível, mais 17 novas viagens.
Detalhe técnico
A transferência de combustível no espaço, onde não há "peso", também pode ser difícil. Mas esses desafios podem ser contornados, segundo técnicos da agência.
Custo do empreendimento
Um levantamento primário sugere que a implementação do projeto esteja orçada em cerca de U$ 86 bi. E que seriam obtidos recursos para o mesmo num prazo de 18 anos (entre 2012 e 2030). Para se ter uma idéia comparativa, lançamentos convencionais como os que são feitos no momento – O foguete sendo lançado já abastecido – fica estimado em U$ 143 bi. É razoável então algo assim.
Opinião do conselho analisador
"Esse estudo destaca benefícios interessantes dos depósitos, mas é muito focado nessa solução", afirma William H. Gerstenmaier, da diretoria de exploração humana e operações da Nasa.
Conclusão:
Tomara que abram vagas pra frentista, vou enviar meu currículo!
Via | Folha Ciência.
Notícias relacionadas:
Comentários
Não existe nenhum estudo de que o homem foi à lua, senão teorias conspiracionistas de gente que pouco tem o que fazer.
Acho q esses planejamentos nunca chegam a conclusão,ficam só nos comentarios e na midia,faz muito tempo q planejam ir a outro planeta,e geraçao vai e geraçao vem e isso não acontece,todos ja conhecem os estudos q indicam q o homem na verdade nem foi a lua.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!