As pessoas com dores articulares podem predizer uma tormenta?
Quem é que nunca ouviu um tiozinho ou o avô ou ainda um familiar reclamando: - "Vai chover canivete, meu joelho está doendo demais". Pois
o que passava por crendice, apesar de muitas vezes a previsão se cumprir, parece corresponder a realidade. Javad Parvizi, do Hospital Universitário Thomas Jefferson da Filadélfia (EUA), demonstrou que as pessoas com dores articulares podem experimentar flutuações no nível de dor quando acontecem pequenas mudanças na pressão barométrica, permitindo-lhes permite identificar quando se aproxima uma tormenta.
- "Este fenômeno não está na cabeça do paciente; para ciência que o respalda", assegura Parvizi.
A dor articular associada a fenômenos meteorológicos aparece sobretudo em pacientes com artrite reumatoide e osteoartrite e é comum nas cadeiras, nos joelhos, nos ombros, nos cotovelos e nas mãos. As articulações contêm nervos sensoriais chamados baro-receptores que respondem a mudanças na pressão atmosférica. Sobretudo reagem quando a pressão atmosférica diminui, o que geralmente acontece com a atmosfera muda de seca a úmida, quando está a ponto de chover.
Via | Science Daily.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!