O sucesso e o fracasso ativam todo o cérebro
Ganhar ou perder importa muito, ao menos a nível cerebral. Os sinais gerados no cérebro quando uma pessoa é bem sucedida ou quando fracassa não são processados em uma zona restrita do córtex cerebral, como a zona encarregada de processar as recompensas. As conexões neuronais nestes casos estendem-se praticamente por todo o cérebro, segundo revela um estudo da Universidade de Yale (EUA) publicada hoje na revista Neuron.
Isto leva aos autores a pensar que todo o cérebro "se preocupa" pelo sucesso e o fracasso, por ganhar e perder, porque estes acontecimentos são realmente importantes para a aprendizagem em todos os âmbitos. Em outras palavras, todo o cérebro está envolvido em processar os sinais gerados a partir dos resultados das decisões, por exemplo, para ajustar processos de percepção e movimento.
O estudo consistiu em observar a resposta cerebral dos voluntários enquanto praticavam jogos muito simples, como o de pedra, papel ou tesoura. Os indivíduos submetidos aos testes, entre 19 e 37 anos, permaneciam uma hora e meia ligados a um escâner cerebral de ressonância magnética funcional. Para recopilar os dados dos experimentos, os especialistas empregaram um método chamado "análise de padrões multivoxel", similar ao utilizado para ensinar os robôs a que reconheçam objetos.
As descobertas podem servir para o diagnóstico e o tratamento de diversos transtornos psiquiátricos, como o abuso de substâncias, ou serem úteis em quadros obsessivo-compulsivos que influem na capacidade de utilizar as recompensas para mudar nossos comportamentos de maneira flexível, segundo explicou Timothy Vickery, pesquisador do Departamento de Psicologia da Universidade de Yale e autor principal do estudo.
Via | Science Daily.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!