A webcam mais alta do mundo está no Himalaia
No Himalaia, a 5.675 metros de altitude, acabam de instalar uma webcam sem fio e resistente ao frio para mostrar imagens ao vivo do Monte Everest que permitirão aos cientistas estudar os efeitos da mudança climática no pico mais alto do planeta.
A webcam está situada em Kala Patthar, uma montanha do Himalaia do Nepal situada bem em frente ao Everest. Funciona com energia solar, suporta temperaturas de 30 graus abaixo de zero e permanece ativa só durante as horas do dia, desligando-se ao chegar a noite. Ademais, emprega uma conexão sem fio para transmitir as imagens a um laboratório situado um pouco mais abaixo, a 5.050 metros de altitude. O dispositivo, desenvolvido pela Mobotix, situa-se mais de um quilômetro acima que a daquela que se converteu na segunda webcam mais alta do mundo, a colocada no acampamento base do Monte Aconcágua da Argentina, a 4.389 metros sobre o nível do mar.
A nova webcam atualiza sua imagem a cada cinco minutos, e será de grande utilidade para que os climatologistas rastreiem, entre outras coisas, o movimento das nuvens ao redor do pico. Junto com os dados meteorológicos recopilados no Everest, ajudará a entender melhor os efeitos da mudança climática e do aquecimento global.
Notícias relacionadas:
Comentários
Fantástico e educativo muito legal mesmo!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!