Por que os empregados bonzinhos ganham menos?
Segundo demonstra um recente estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, os trabalhadores agradáveis ganham salários significativamente menores que os menos amáveis. A brecha é especialmente ampla no caso dos homens.
Usando dados coletados ao longo de quase 20 anos em três pesquisas diferentes, com informação de 10.000 trabalhadores de uma ampla faixa de profissões, salários e idades, os pesquisadores analisaram o grau de amabilidade dos empregados. E assim descobriram que os homens que tinham uma pontuação abaixo da média quanto a sua amabilidade ganhavam 18% ou mais que aqueles que se comportavam de maneira mais simpática. Entre as mulheres menos cordiais, por sua vez, ganhavam ao redor de 5% mais que suas colegas afáveis.
- "As pessoas agradáveis estão recebendo um tratamento injusto", afirma a coautora do estudo Beth A. Livingston, professora na Escola de Relações Industriais e Trabalhistas da Universidade de Cornell (EUA).
- "O problema é que muitos gerentes com frequência não se dão conta de que recompensam a falta de amabilidade", acrescenta Livingston.
Para corroborá-lo, também realizaram um estudo adicional com 460 estudantes de administração, aos quais pediram que agissem como gerentes de recursos humanos para uma empresa fictícia. Os voluntários receberam breves descrições de candidatos para um posto de consultor. Os resultados mostravam que era menos provável que os homens descritos como "muito agradáveis" conseguissem o emprego.
Então, já sabe o que fazer para conseguir um emprego ou então melhorar o seu salário.
Via | CNN.
Notícias relacionadas:
Comentários
Amabilidade não é sinônimo de competência. Meu "olhar" é frio e enxergo melhor os profissionais mais sérios.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!