O estresse é transmitido de pais para filhos
O estresse dos pais poderia ser transmitido aos filhos antes de nascer, segundo revela um novo estudo publicado na revista Biological Psychiatry. A herança é complexa. Sabe-se que as mães e os pais têm uma tremenda influência sobre seus filhos, mas este estudo manifesta a dificuldade da relação entre as contribuições genéticas, epigenéticas -as mudanças na expressão genética que não são causados por mudanças no sequenciamento do DNA-, e o meio ambiente no que diz respeito à herança dos traços importantes de comportamento.
A maioria do trabalho até a data tinha-se centrado nos efeitos maternos, mas este novo estudo analisou os efeitos paternos e descobriu que os ratos machos expostos a estresse crônico transmitem os comportamentos de estresse a seus descendentes. Tanto é que um rato macho e uma fêmea mostraram um aumento dos sintomas de depressão e ansiedade, ainda que os efeitos foram mais fortes nos varões.
- "É importante destacar que estas mudanças de conduta só estiveram presentes na descendência produzida através da reprodução natural e não nos filhos que foram produzidos por fecundação 'in vitro'", afirma Eric Nestler, da Escola de Medicina Mount Sinai de Nova Iorque (EUA).
Segundo os autores, a descoberta revela que a vulnerabilidade ao estresse é transmitido às gerações posteriores através do comportamento muito mais do que pensavam. Agora se propõem a fazer novos estudos em humanos.
Via | Science Daily.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!