Top 5 - curiosidades

Luna

1. Mosquitos parecem se sentir mais atraídos por umas pessoas do que por outras.


20110820-mosquitoinsect.jpg

Mosquitos possuem uma série de receptores químicos e de percepção física nas antenas, nas pernas e em outras partes do corpo que os ajudam na tarefa de localizar suas presas. Possuímos centenas de substâncias químicas que atraem fortemente os mosquitos - dióxido de carbono ( exalado na respiração), e o ácido láctico (produzido quando fazemos exercícios), são os que mais seduzem esses incômodos insetos. A forte atração que eles têm pelo suor, faz com que a chance de quem estava cortando a lenha para fazer a fogueira levar uma picada seja bem maior do que quem estava relaxadamente lendo um livro.


2. Espirros fotorreflexos.


20110820-ESPIRRO1.jpg

Basta sair de um local escuro para o Sol para a crise começar. Um nervo chamado trigêmeo é estimulado após o contato de substâncias irritativas com o nariz. Esse nervo envia informações ao centro de espirro no cérebro, que por sua vez envia instruções ao pulmão e ao diafragma. O diafragma e os músculos do peito se contraem, fazendo com que o ar saia repentinamente pelo nariz e pela boca – o espirro. Mas, como o trigêmeo fica próximo ao nervo ótico, quando este percebe um feixe de luz entrando na retina, ele dá um sinal para o cérebro constringir as pupilas. Só que parte desse sinal elétrico é identificado pelo trigêmeo e depois confundido pelo cérebro como um aviso de nariz irritado - é o espirro fotorreflexo.

3. A pequena genitália dos gorilas.


20110820-gorila.jpg

Gorilas não precisam de um membro mais vistoso para "se darem bem". Os gorilas são animais poligâmicos e formam grupos constituídos por um macho e várias fêmeas. Aparentemente, eles vivem em haréns estáveis e o tamanho da genitália importa pouco para que o macho passe seus genes para frente, já que não existem concorrentes cortejando as fêmeas. Para constituir e cuidar do seu harém é muito mais importante que o bicho seja forte para enfrentar outros machos, mantendo-os longe de suas companheiras. Isso explica por que o pênis ereto de um gorila atinge míseros 5 centímetros enquanto seu corpo é três vezes maior que o nosso.

4. Se a temperatura do corpo é 37ºC, por que sentimos que o dia está quente quando faz 37ºC?


20110821-calor.jpg

A temperatura da nossa pele é sempre um pouco inferior à temperatura interna do nosso organismo. Assim, a temperatura de 37ºC é mais elevada do que a da nossa pele, o que explica a sensação de calor nos dias de verão. Para evitar um super aquecimento do corpo, nosso cérebro e um conjunto de receptores neurais fazem com que a gente se sinta quente antes que a temperatura externa seja superior à da pele. Quando isso ocorre, são acionados mecanismos para resfriar o corpo. O controle da temperatura interna do corpo depende também da quantidade que perde. Nosso organismo faz continuamente esse balanço para evitar que o calor se acumule internamente ou que a temperatura caia demais. O ponto de equilíbrio é atingido com temperatura ambiente em torno de 23ºC, quando as perdas e os ganhos de calor praticamente empatam.

5. As cores da Íris humana.


20110820-olho.jpg

Quanto mais melanina a íris concentrar, mais escura ela será. O papel da íris é regular a quantidade de luz que entra no interior dos olhos, por meio da abertura e fechamento da pupila, a bolinha preta no centro do olho. A maioria da população tem olhos escuros, enquanto apenas 2% da humanidade têm olhos verdes – os mais raros. Olhos azuis são mais comuns nos países da Europa Central e do Norte. Todas as pessoas de olhos azuis teriam um mesmo antepassado comum. A mutação ocorrida em um gene de apenas uma pessoa há cerca de 10 mil anos teria alterado a produção de melanina e dado origem aos olhos azuis. Antes desse episódio, segundo o estudo, todo mundo tinha olhos castanhos.

Via | Go Outside.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Poxa que legal!!Descobri que de tanto espirrar ao mudar de ambiente eu estava quase tendo rinite alérgica,mas acredita que era alergia ao escritório do trabalho?!^^

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!