Google diz que Microsoft, Apple e Oracle são trolls de patentes

LuisaoCS

Google diz que Microsoft, Apple e Oracle são trolls de patentes

Google acusou publicamente ontem a Apple, Microsoft e Oracle de estarem empenhadas em uma campanha contra o Android. David Drummond, vice-presidente sênior e gerente da Área Legal de Google, afirmou que as três companhias estão fazendo uma campanha organizada e hostil contra Android, ao adquirir patentes da Novell e Nortel e por pedir a Google que pague altas taxas de licença por cada aparelho vendido equipado com Android.

Segundo Drummond, as empresas estão tentando fazer com que seja mais caro para os fabricantes de aparelhos licenciarem o Android (que é gratuito) do que Windows Mobile, inclusive processando a Barnes & Nobre, HTC, Motorola e Samsung.


Ainda que a crítica seja legítima, também parece uma resposta meio ressentida de Google, que tentou comprar as patentes da Nortel por US$900 milhões. Seus esforços foram superados por um consórcio de empresas que inclui a Apple, Microsoft e RIM que ficaram com o pacote. As patentes cobriam temas como 3G, 4G, óptica, processamento de voz, semicondutores e mais, que poderiam desatar uma nova guerra legal.

Combinadas com as 882 patentes da Novell que Microsoft, Apple, EMC e Oracle trataram de comprar no ano passado, Google se sente um pouco sozinho e desprotegido no sistema.

- "Um smartphone pode envolver até 250.000 (muito questionáveis) reclamações de patentes e nossos concorrentes querem impor um 'imposto' para as duvidosas patentes que fazem com que os aparelhos Android sejam mais caros para os consumidores. Querem fazer que para os fabricantes se torne mais caro vender equipamentos Android. Em vez de competir com novas características ou dispositivos, estão brigando através das leis", escreve Drummond.

Google considera claramente que o sistema de patentes está funcionando contra a companhia – "As patentes foram criadas para promover a inovação, mas ultimamente estão sendo usadas como uma arma para detê-las", assinala Drummond.

A empresa indicou que brigará para deter as intenções de seus concorrentes e que buscarão fortalecer seu portfólio de patentes.

- "Se não agirmos logo, os consumidores poderão enfrentar crescentes custos pelos aparelhos com Android, e consequentemente terão menos opções para seu próximo telefone", concluiu o gerente.

Via | Blog do Google.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Isso é dor de cotovelo. A Apple é troll mesmo, a Microsoft esta tranquila.

ps: First.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!