MS-DOS completa hoje 30 anos
Em 27 de julho de 1981 Bill Gates realizava uma compra por alguns poucos milhares de dólares que com o tempo lhe converteria no homem mais rico do mundo. Há 30 anos a Microsoft comprava os direitos de um sistema operacional que posteriormente comercializaria com a denominação MS-DOS. Depois se instalaria nos computadores da IBM, nos PCs de meio mundo e o resto da história todos nós já conhecemos.
Na primavera de 1981 a companhia Seattle Computer Products tinha um sistema operacional chamado 86-DOS (também conhecido como QDOS) que chamou a atenção do jovem Bill Gates e de seu sócio Paul Allen.
Reconhecendo o potencial do mesmo, decidiram pagar $25.000 por uma licença não exclusiva sobre o mesmo, que era mais simples que escrever um sistema operacional de 16 bits desde zero, para atender uma encomenda da IBM. Posteriormente pagariam outros 50.000 dólares adicionais pelos direitos de uso integrais e no mês seguinte os computadores pessoais da marca IBM já começaram a instalar um sistema operacional, MS-DOS, acrônimo que correspondia a Sistema operacional de Disco da Microsoft.
Posteriormente a Microsoft foi evoluindo este SO em modo texto até ao meio gráfico orientado a objetos do Windows.
Fonte: Reghardware.
Notícias relacionadas:
Comentários
Four score and seven minutes ago, I read a sweet artclie. Lol thanks
Dá saudades!
A Prológica tinha um até que bonzinho, mas infelizmente naufragou em 1990 com a abertura do mercado. Ai só deu Microsoft!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!