Adão, Eva e o neandertal Ricardo

Luna

20110726-suruba.jpg

A ciência andou buscando por um tal Adão e por uma tal Eva, e descobriu mais ou menos quando eles viveram e chegou a uma conclusão surpreendente: fomos concebidos em uma relação nada convencional.

A Eva da ciência, é a ancestral comum entre todos os Homo sapiens vivos agora. Uma mulher que viveu há 200 mil anos. Os sapiens machos que existem hoje têm um ancestral comum - é o Adão da ciência. Ele nasceu há mais de 100 mil anos depois. Pelos cálculos dos cientistas, Adão nem chegou a conhecer Eva. Nunca teve acesso aos pêlos pubianos dela.

Vamos tentar entender melhor essa história maluca, apresentando Adão do cromossomo Y e a Eva mitocondrial. A existência desses dois só pôde ser revelada, nos últimos anos, graças à duas particularidades da reprodução humana relacionadas ao cromossomo Y e às mitocôndrias.


Ao longo das gerações, algumas mudanças ocorreram no cromossomo sexual Y por causa de mutações. Lembrando que o Y é transmitido intocado de pai para filho. Ao comparar as sequências de letrinhas inscritas no Y de diversos homens vivos hoje e sabendo em que ritmo essas mutações se acumulam no DNA ao longo do tempo, é possível estabelecer quando viveu o homem que seria ancestral direto de todos nós - o Adão do cromossomo Y.

No caso da Eva da ciência, a conclusão é feita com base no DNA mitocondrial. Analisando a taxa de mutações, dá para descobrir quem foi a dona das mitocôndrias que servem como ancestrais comuns para as que estão em circulação nos nossos corpos hoje. Suas mitocôndrias vieram apenas da sua mãe, as mitocôndrias dos espermatozóides são perdidas quando ele adentra o óvulo. As que estão em seu corpo são descendentes diretas das mitocôndrias que havia no óvulo da sua mãe antes mesmo de ser fecundado.

Adão viveu há 60 mil anos e Eva, há 200 mil. Havia outros homens e mulheres vivendo na época deles. Os homens vivos hoje são descendentes diretos daquele sujeito, e todos os humanos, independentemente do sexo, têm Eva como sua ancestral comum.

Para confundir um pouco mais, existe ainda um terceiro elemento nessa história - entre Adão e Eva, encontramos o inusitado - um amante - o outro ancestral comum da humanidade: o neandertal.

Os caras sequenciaram o genoma do neandertal e constataram que a maioria da humanidade viva hoje tem um pouquinho de neandertal - salvo os africanos. A comparação entre o genoma deles e o dos sapiens mostra que houve cruzamento entre as espécies, quando os sapiens saíram da África e tiveram que passar pelos neandertais na Europa.

É, os neandertais não estão totalmente extintos, eles continuam vivendo dentro de alguns de nós. Se a sua família é 100% africana, como eram o Adão e a Eva da ciência, você não tem genes de neandertal. Mas se você tem ancestrais europeus, asiáticos ou indígenas, seu DNA tem um pouco desse hominídeo.

O Adão do cromossomo Y, o neandertal Ricardão e a Eva mitocondrial. É a ciência desvendando a realidade da nossa origem - uma suruba genética!

Via | Super.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Posso concluir então que o meu lado feminino, quando comparado ao meu eu masculino, tem uma defasagem de 140 mil anos?

Ah pequena Maria, do comentário acima, acho que cometeu um leve engano. A verdade é que Adão, após ceder sua costela a Eva, evoluiu. Ja a Eva...

Nooooo, você destruiu a minha vida luna!
Tudo o que eu pensava que era, toda a minha vida, tudo por água abaixo. Eu sempre pensei que fosse um Homo sapiens sapiens e tudo o que eu descubro é que eu sou decendente do Tony Ramos?!
Ó vida cruel, com licença, eu vou cortar os meus pulsos!

Maria, tbm tenho perguntas. Mas veja bem, o texto não fala de Adão e Eva da Bíblia, e sim, dos nossos ancestrais segunda a ciência. Mas já que vc falou em costelas. Você deve saber que as mulheres são o sexo homogamético e os homens são o sexo heterogamético? E que a formação dos gametas se dá por meiose? Como era o cariótipo de Adão e Eva da Bíblia? Se Adão tinha C = 46 (XY) e Eva foi criada com células 46 (XY), de onde veio sua capacidade de reprodução? Porque Eva tinha útero e tudo mais. Como as células sexuais de Eva tornara-se n/23, a partir de células não reprodutoras 2n/46? Vamos supor que Adão tivesse 23 no seu cariótipo completo, Eva então, teria 23 tbm, já que ela foi feita a partir de um tecido 2n. Quando Eva teve relações sexuais com Adão, como 23 não se divide por 2, os cromossomos se somaram, ou seja, o óvulo de Eva, carregando 23 cromossomos somou-se ao 23 do espermatozóide de Adão e o resultado foi um individuo C = 46. Então, a carga completa dos cromossomos nos descendentes de Eva tornou-se 46. A mesma de nós. Mas, ainda tem problemas aí, como surgiu os heterossomos de Eva e todas suas características e hormônios? Como o XY tornou-se XX, se Eva foi criada à partir de células carregando XY? E como ficam as características como herança ligada ao cromossomo X, herança ligada ao cromossomo Y?

Eu tô tão confusa. Alguém me dê um túnel no fim da luz. É serio, gente, eu tô passando mal aqui. É muita informação pra minha cabecinha.

Aff, mas que Festa da Uva, hein?
Ainda tem muita coisa sem explicação para eu abraçar essa ideia, mas o texto é praticamente uma comédia científica para quem entende do assunto e não é tão ignorante e cheio de si a ponto de ser mau humorado.

kkkkkkkkk
O que devo concluir sobre isso?
Que a mulher é a mais forte por isso está aqui há mais tempo?
Ou que Adão é que veio de uma costela de Eva?
Texto muito interessante.
Faz-nos parar e pensar.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!