O rato de telhado está evoluindo para ser imune ao veneno

LuisaoCS

O rato de telhado está evoluindo para ser imune ao veneno

Todos já conhecemos os males que podem ser causados pelos ratos e uma boa solução para desfazer-se deles costuma ser desratizar a habitação utilizando varfarina, um dos venenos mais comuns e efetivos para estes efeitos. Não obstante, alguns ratos começaram a desenvolver uma evolução genética de maneira muito estranha e que está fazendo com que estes animais sejam imunes a isto, segundo conta a última edição da Current Biology.


Acontece que descobriram que os ratos de uma pastelaria alemã não sofriam nenhuma reação em frente a este veneno, inclusive em suas mais altas apresentações. Ao fazer uma análise genética, descobriram que possuem um importante segmento de DNA do rato argelino (uma espécie diferente mas muito próxima à caseira) que se encontra na costa do Mar Mediterrâneo e que é naturalmente imune a este veneno.

Em realidade os roedores encontrados na Alemanha realizaram uma transferência horizontal de genes; um tipo de evolução mediante hibridação que só se conhecia anteriormente em micróbios. Em algum ponto ambos os exemplares de ambas as espécies foram criados juntos, gerando este fenômeno.

É a primeira vez que se evidência esta mutação em animais e se não for um fato isolado, resultará um problema importante em termos de controle de pragas. Nem dá para pensar se acontecer em mais espécies. Medo!

Via | PopSci.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

No question this is the place to get this info, tahkns y'all.

A vida nem sempre encontra uma saída. É uma idéia errônea. Vc diz isso por causa da biodiversidade ou porque os americanos sempre dão um jeito do mundo não acabar? Nem todos são resistente à mudanças e se adaptam. Tanto que, existem incontáveis seres extintos. Os ratos são resistentes. Tanto que, são usados em todo tipo de pesquisas. Não é a toa que só eles sobreviveram a radiação do Japão. Mas há limites.
Eu não tenho medo. Basta chamar o flautista de Hamelin e tudo fica bem.

Que droga, hein? Imagine o transtorno que será descobrir um novo veneno. Mas essa adaptação era esperada. A vida sempre encontra uma saída. Acho que vi isso no filme do Jurassic Park.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!