Boca robótica aprende a cantar
Já faz algum tempo que o japonês Hideyuki Sawada, da Universidade de Kagawa, está trabalhando neste projeto. Inicialmente reproduzia certos sons similares aos da voz humana, mas agora já se crê todo um artista dos espetáculos e apresentou seu primeiro hit: a canção do jogo infantil japonês "Kagome Kagome".
Soa horrível, mas devemos ser justos em reconhecer que tem gente que canta pior do que isso. Ao menos o trabalho de "cordas vocais" e trato vocal desenvolvido foi muito bem desenvolvido e se treinar um pouquinho mais talvez possa fazer frente a vocalistas de bandinhas coloridas e até gravar um disco.
Um bomba de ar, que simula os pulmões, funciona como cordas vocais artificiais. Junte a isso um tubo de ressonância que funciona como cavidade nasal e um microfone conectado a um analisador de sons que escuta a si mesmo para otimizar sua mímica da fala humana em base a um algoritmo de aprendizagem.
Mas esta boca estranha, diria eu vexatória, quase indecente, não foi concebida para palcos e fãs, ela deverá ter uma aplicação bem mais nobre, como a ajuda no treinamento da voz para pessoas com incapacidade auditiva.
Via | IEEE Spectrum.
Notícias relacionadas:
Comentários
kkkkkkkkkkkkk!Nunca ri tanto na minha vida!
Acho que vi uma garrafa pet.
Isso é plágio da bicha muda, até a boca é igual. Quem não conhece a bicha muda, olha aqui nesse link pra ver se não tô certa.
http://www.youtube.com/watch?v=LaAKPyhYUJg&feature=related
"...I'm Burning... I'm Burning!!!..." kkkkkkkkk
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!