Qual é o livro de ciência mais divulgado da história?

LuisaoCS

Qual é o livro de ciência mais divulgado da história?

Se dermos uma olhada nos 100 livros mais vendidos da história, descobriremos que os primeiros postos correspondem sempre a livros políticos, religiosos e de ficção. A Bíblia -que contempla ambos os dois últimos temas-, três bilhões de cópias; O Livro Vermelho de Mao Zedong, entre um e dois bilhões e o Alcorão, oitocentos milhões. Nos primeiros postos também estão os livros de Harry Potter.


E a ciência? Nadica de nada. O mais parecido à divulgação científica que encontramos nos primeiros postos é The Common Sense Book of Baby and Child Care (O livro dos bebês e o cuidado com as crianças), do Dr. Spock. É verdade! Não é à toa que ainda hoje em dia encontremos pessoas que não saibam o básico de Ciência, permitindo nos depreciar opiniões tais quais: "Por que não tem macaco se transformando em homem hoje em dia?"

Mas se formos um pouco mais estritos, provavelmente o livro mais divulgado da história seja um livro de matemática: Elementos, de Euclides, que tem mais de 1.000 edições em praticamente todos os idiomas. Seu mérito foi recopilar nos seus treze volumes de seus "Elementos" grande parte do saber matemático de sua época.

Neles é apresentado de maneira formal, partindo unicamente de cinco postulados, o estudo das propriedades de linhas e planos, círculos e esferas, triângulos e cones, etc. Isto é, das formas regulares. Provavelmente nenhum dos resultados dos elementos tenha sido demonstrado pela primeira vez por Euclides mas a organização do material e sua exposição, sem dúvida, são devidas a ele.

No entanto, é quase certo que metade das pessoas que venham a ler este artigo, desconhecem o pai da geometria. Mas sempre é hora de tirar o atraso e se quiser pode dar uma olhada neste documento on-line no seguinte link: Os Elementos de Euclides


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Biblia é sim livro de ficção, ja que tudo que existe so pode existir se um deus(em minusculo)criar. Quem foi o DEUS maior que criou Deus.

"Bíblia livro de ficção" = idéia simplória e conveniente. Que birra hein ? MUito do que vc desfruta hoje em termos de civilização e civilidade só aconteceu por conta dos princípios contidos neste livro de "ficção". Seria mais honesto reconhecer que não identifica o que a Bíblia traz, e não simplificar de modo tão rasteiro 5 mil anos da História. Conheça, por exemplo, John Polkinghorne.

Estou atrás de alguns livros dele. no brasil só são encontrados em versão de bolso. vou comprar tudo usado mesmo, mas na versão original. foda é preço. pálido ponto azul passa fácil de 150 reais. brasil é foda né. e o mais vendido é COSMOS, do carl sagan

carl sagan foi o cara na divulgacao cientifica! Pena que poucos se interessam por sua obra...

Então, Luisão... Se o post fosse sobre o livro de ciência mais "vendido", sério, eu não saberia o que responder. Agora, na minha humilde opinião, arriscaria dizer que o mais "divulgado" seria o "A Origem das Espécies". Estou dizendo isso porque dificilmente alguém que estuda o básico da ciência diria que não conhece este livro. Mas claro, não estou levando em conta fatores culturais, tribais, etc...
Falando apenas sobre o quesito "vendas", eu já sabia que a Bíblia (cristã) ocupa o primeiro lugar. Só não acredito que ela seja o livro mais lido. Mais ou menos o que acontece com o livro de Darwin.

O Livro de divulgação científica mais vendido de todos os tempos é Cosmos, de Carl Sagan, que, ao contrário desse livro de Euclides, foi criado com o propósito de divulgação científica à nível mundial. por isso é considerado o mais vendido. aaa, só pra constar, este livro nõ é mais publicado no Brasil. mas crepúsculo é.[ironia³] isso sim que é cultura[/ironia³]

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!