Nostalgia matemática
Devo confessar que chorei bastante ao rever este curta-metragem outra vez novamente e de novo e explico o porquê desta sensibilidade mais adiante neste mesmo artigo, pois antes quero lembrar que as coisas já eram muito bem feitas na década de 50. O curta-metragem que terão o prazer de ver neste post, "Donald in Mathmagic Land" (Donald no mundo da matemágica) data de 1959, foi dirigido para a Disney por Hamilton Luske, que foi brilhantemente auxiliado em conhecimento pelo físico alemão Heinz Haber.
Haber, outro exemplo de alemão que emigrou para os Estados Unidos depois da Grande Guerra, como seu amigo Wernher von Braun, já havia colaborado com a Disney em seus filmes sobre o espaço, e dois anos depois ajudaria também a criar o estupendo curta "Our friend the atom".
A animação foi indicada para o Oscar de melhor curta documentário, e na década de 60 distribuíram cópias em escolas de todos os Estados Unidos, motivo pelo qual se converteu em um dos recursos educativos mais populares jamais criados pela fábrica Disney.
Meu pai gastou o mundo e o fundo para comprar um videocassete VHS quando foi lançado e um dos primeiros filmes que comprou foi este, ele dizia que seria muito importante para o meu futuro prestar atenção naquele filme. Da forma que amava meu pai como o maior herói, assisti este curta umas trocentas e quarenta e três vezes...
Eu guardei esta fita e fiz várias cópias para diversos amigos, mas a minha maior alegria foi vê-la ao lado de meu finado filho, lembrando de meu pai.
Reminiscências à parte, mais de meio século depois, segue mantendo um grande valor didático pese à evidente perda de frescor. Agora que as crianças estão de férias e dispõem de muito tempo livre (com frequência desperdiçado em frente a TV) pode ser um bom momento para que seus filhos descubram que o pato Donald também pode ser um divertido professor de matemática.
Notícias relacionadas:
Comentários
Atualmente tenho doze anos e conhecia tal desenho há uns três anos.
Eu o aluguei em uma tarde tediosa e o assisti umas trecentas vezes.
Amo tal filme de forma incondicional!
Gostei do desenho! Muito legal mesmo, nós mostra a importância da matemática no mundo e também nós faz recordar de uma época muito legal da nossa vida que é a infância!
Eu me lembro de ter assistido a essa animação na escola quando criança. Me lembro de ter gostado dela, sempre tive afinidade com assuntos matemáticos.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!