Por que as digitais dos dedos enrugam depois de muito tempo na água?

LuisaoCS

Por que as digitais dos dedos enrugam depois de muito tempo na água?

Até agora costumávamos pensar que era o simples efeito de um excesso de absorção de água por parte da pele. Mas veja só que bacana, Mark Changizi, um neurobiólogo evolutivo dos laboratórios 2AI de Idaho (EUA), captou a atenção da comunidade científica ao postular que em realidade se trata de um engenhoso mecanismo corporal de defesa desenvolvido por nossos ancestrais para poder se agarrar melhor a superfícies úmidas.

Em um artigo publicado na revista Brain, Behavior and Evolution, Changizi explica que as rugas nas digitais dos dedos criam canais que permitem que a água drene enquanto pressionamos nossos dedos contra uma superfície molhada, ao mesmo tempo que aumenta a superfície de contato, permitindo movimentos mais ágeis e seguros.

De fato, revisando estudos que datam da década de 1930 Changizi comprovou que indivíduos com danos nos nervos dos dedos não experimentam este fenômeno de dedos enrugados depois de umedecidos. Isto indica que a resposta depende do sistema nervoso. Ademais, comprovou-se que outros primatas, em concreto os macacos, também respondem assim quando passam muito tempo com as mãos molhadas. Agora Changizi se propõe a estudar se acontece a mesma coisa com outros mamíferos que vivem em ambientes úmidos.

Via | Geek System.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!