O amor diminui a sensação de dor
Amaldiçoar mitiga a dor, mas também há opções mais românticas para aliviar esta sensação: o amor. Pode soar brega, mas pensar ou ver uma foto da pessoa amada faz com que a dor seja menos importante -comprovado pela ciência. O que aparentemente provoca a diminuição da dor é que o amor nos dá segurança, um escudo contra o dano.
- "De nossos trabalhos anteriores, sabíamos que olhar a foto de uma pessoa amada leva a reduções da dor. O interessante é, por que acontece isto?", assinalou a psicóloga Naomi Eisenberger da Universidade de Califórnia.
A pesquisadora usou um escâner cerebral para observar 17 mulheres enquanto recebiam choques pungentes, enquanto observavam fotos de casais românticas de longo prazo, de estranhos e de objetos. Pediram às mulheres que indicassem qual foi a intensidade da dor após cada teste.
A dor era menos intensa quando as mulheres observaram seus parceiros. Eisenberg descobriu com a observação dos cérebros que ver as fotos enquanto sentiam dor ativava uma zona do cérebro relacionada com os sentimentos de segurança e confiança.
A observação fortalece a hipótese de que a presença de um ser amado produz este tipo de sentimentos. O fenômeno seria o contrário ao que ocorre quando te mostram imagens de aranhas ou serpentes, que fazem com que a dor fique pior.
"Na literatura, a gente fala sobre o 'estímulo preparado para o medo' – as serpentes e aranhas são coisas para as quais estamos preparados de maneira inata para sentir medo. Estes bichos ameaçaram nossa sobrevivência através da história evolutiva. (...) Os amados, figuras às quais somos próximos, poderiam atuar como sinais de segurança, como indivíduos que através de nossa história evolutiva favoreceram nossa sobrevivência", explicou Eisenberg.
Ainda que o estudo só tenha se centrado em mulheres, a psicóloga assinalou que não há razão para pensar que o efeito em homens seja diferente.
- "A gente poderia especular que as mulheres seriam mais sensíveis, mas estes processos são igualmente críticos para os homens".
Via | Wired.
Notícias relacionadas:
Comentários
TREOEEPHBY
/
MARCINHO
Eu adoro essas explicações científicas. Sabendo o que ocorre, por ex, em nosso corpo quando estamos amando loucamente a namoradinho de um amigo nosso, podemos lidar melhor com algumas situações. Ou não.
O que foi dito sobre os bichos que ameaçam nossa sobrevivência, explica o porque matamos baratas. ^^
O amor nos pegou
E o amor é assim
Com uma dor pelo avesso
Um desejo sem fim
(Danilo Caymmi)
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!