Surpreendente impressora 3D usando sol e areia
Se há algo que sobra no deserto é sol e areia. Que melhor ideia então que buscar a forma de utilizar estes recursos praticamente ilimitados em zonas como o Egito para criar produtos ecológicos sem gastar energia em sua fabricação? Isto é o que propõe o designer industrial Markus Kayser com sua impressora tridimensional solar, à que chama de Solar Sinter e que pode apreciar no vídeo a seguir.
O que começou como um cortador que em vez de utilizar laser concentrava os raios solares graças a uma lente fresnel gigante, foi pouco a pouco se transformando em algo que não só é capaz de cortar e marcar a madeira, senão que é capaz de sinterizar a areia em formas tridimensionais.
Solar Sinter não precisa de energia nem materiais externos, seus painéis solares alimentam os motores e circuito eletrônico, enquanto a lente fresnel concentra os raios em um ponto onde sinteriza a areia, movendo-se seguindo a trajetória escolhida.
O processo é conhecido como SLS (sinterizador laser seletivo) mas mudando o laser e resinas por sol e areia se converte em um processo sustentável e muito interessante.
A máquina ainda é bastante lenta e precisa a assistência de um funcionário, mas com os fundos adequados poderia chegar a converter-se em um processo de fabricação muito interessante.
Via | This is colossal.
Notícias relacionadas:
Comentários
ps: melhor continuar a usar a energia solar para mover uma turbina e depois colocar um laser de alta potencia para queimar a areia.
Energia fotovoltaica não é muito eficiente, e para convergir tanto sol numa "mesa" movel é muito complicado, imagine o tamanho para fazer isso em maior escala.
Legal para construir coisas em marte, mas na vida real, uma fabrica de vidros faz quase mais de 10000 copos no mesmo tempo.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!