ICANN ratifica os domínios corporativos

LuisaoCS

A ICANN ratifica os domínios corporativos

A ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) é o organismo encarregado de reger os domínios na Internet. Sua última decisão esta sendo vista por muitos como a mais drástica mudança experimentada pela rede nas últimas quatro décadas.

O .com poderia ter os dias contados no âmbito corporativo se é que a maioria de empresas apostam (como é previsível) em transferir seus domínios ao novo sistema TLD (Top-Level Domain ou domínios de categoria superior) que acaba de ser aprovado por grande maioria durante o quadragésimo primeiro encontro internacional do ICANN em Cingapura.


Com 13 votos a favor, 2 abstenções e 1 contra, os membros do ICANN ratificaram a proposta de 26 de junho de 2008 em sua reunião em Paris. A decisão suporá, para efeitos práticos, toda a classe de domínios genéricos referidos à atividade comercial (.CAR, .BANK, .MEDIA) ou bem alusões diretas à marca (.Ford, .Canon, .Nintendo).

Desde o ICANN falam de uma "abertura de Internet às ilimitadas possibilidades da imaginação humana", de uma "nova era da rede". Tal é o modo que um de seus membros, Steve Crocker, entende a decisão como futura matéria de estudo nas escolas:

- "Muita gente escreverá coisas positivas e negativas, estou seguro. Espero que isto seja estudado nas escolas de administração e seja analisado de forma ativa e passiva. Estamos desejando comparar resultados com as expectativas criadas. Creio que é um processo muito saudável."

Falar a verdade? Sou um pouco reticente ao extremo otimismo mostrado nesta açucarada versão oficial, já que não restam dúvidas de que a pressão exercida pelas marcas foi o fator crucial para esta decisão.

O ICANN começará em breve uma campanha global para promover estes novos domínios. As petições serão processadas desde o próximo 12 de janeiro até 12 de abril de 2012.

Quem sabe, talvez no futuro NDig termine sendo accessível desde NDig.blog...

Via | CircleID.


 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!