Facebook perde o fôlego e seu crescimento desacelera
O crescimento do Facebook sempre foi algo impressionante; com quase 700 milhões de usuários, o objetivo de chegar a esse número está cada vez está mais perto, no entanto, parece que a rede social de Mark Zuckerberg está perdendo o fôlego, ainda que continue crescendo, já não o faz ao mesmo ritmo que antes. De fato, apesar de ter terminado o mês de maio com 687 milhões de usuários, a taxa de crescimento de Facebook diminuiu um pouco e, inclusive, perdeu usuários nos Estados Unidos.
Centrando nas cifras, Facebook ganhou 11,8 milhões de usuários em maio e 13,9 milhões em abril, cifras que estariam bem abaixo dos 20 milhões de média dos meses do ano passado. Os resultados líquido seguem positivos, no entanto, apesar de que o Facebook tenha captado mais de um milhão de usuários no Brasil, Filipinas, Indonésia ou México durante o mês passado, teve uma perda de usuários de 6 milhões nos Estados Unidos e 1,5 milhões no Canadá. E esta tendência de perda de usuários, ademais, parece que começa a contagiar outros países como Reino Unido, Noruega ou Rússia que teriam contribuído, cada um, com um decréscimo de 100.000 usuários.
Se nos países nos quais o serviço está consolidado estão acontecendo baixas e nos mercados emergentes estão conseguindo altas, não é nada descabelado pensar que esta desaceleração do crescimento do Facebook poderia ser um indicador de saturação do mercado. Os usuários podem estar chegando a conclusão de que a rede não proporciona nada de produtivo/divertido e poderiam estar explorando outras opções.
Ao fim, o crescimento incontrolável do Facebook desde 2008 não se mostrou sustentável e pessoalmente conheço casos de pessoas que abandonaram a rede social porque já não proporciona nada de novo ou estão cansados de algumas condições de privacidade e as manobras ao seu redor. Seja como for, esta desaceleração é um importante indicador para a companhia, ainda que os resultados sigam positivos, pois talvez seja este o momento de mudar de estratégia.
Notícias relacionadas:
- Como o excedente cognitivo mudará o mundo (redes)
- As redes sociais são as armadilhas da modernidade individualista (redes sociais)
- Acesse a imortalidade digital programando seu próprio bot de inteligência artificial (redes sociais)
- Mark Zuckerberg já é a terceira pessoa mais rica do mundo (facebook)
- Redes sociais nos tornam mais inteligentes (orkut)
- Golpe de misericórdia no Orkut? (orkut)
Comentários
Luna.
Disse bem! Acho o mesmo!
Redes sociais servem pra que exatamente?
Não vejo graça nisso! Apenas um lugar pra expor sua vida. Traz mais incomodo do que resultado.
E infelizmente, sim, novamente, o povão é alienado.
O Orkut deveria ter morrido faz tempo, e tá aí sobrevivendo. Pensando bem, acho que ele já morreu e esqueceu de cair. É uma chatice aquilo, mas as pessoas são tão alienadas, os fãs, que basta passar uma tinta aqui, colocar uma luzinha ali, que eles piram e começam a falar que tá incrível o novo visual.
Os aplicativos não poderiam ser mais idiotas. A BuddyPoke, ela deu depressão, ela foi do estrelato ao esquecimento, ela não aguentou tanta dor. E os temas, antes fossem feitos por Geraldo Magela. Já os temas do Facebook são feitos pelo Magela.
Um dia as pessoas se libertarão é cansarão de encher o r@b* desses caras de grana com essas redes. Mas não será agora. Paciência.
O bom, velho, conhecido e confiável efeito balão!
Uma hora estoura!
Pra quem tem visão de mercado e é bom no ramo digital/web é uma ótima oportunidade para médio prazo!
Uma mexidinha aqui. Um ajuste ali e "UEBA" mais um hit na rede! Think about! ;-)
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!