Levanta-te e anda sobre a brasa
O truque de caminhar com os pés nus sobre um manto de brasas ardentes é mais velho que andar para a frente, inclusive houve época que era desafio de crianças arteiras em festas juninas. Com o tempo, algum tonto decidiu que deveria se transformar em uma demonstração de fé e pronto! Foi o bastante para seguir maravilhando crédulos ao longo e ao largo do mundo
Ainda que o carvão ardente atinja uma temperatura de superfície próxima aos 500 ºC, a condutividade térmica do carvão é muito baixa, o que evita que transfira muita temperatura aos pés. De modo que basta com caminhar com decisão para não se queimar. No entanto, há um limite: o leito de brasas não pode ter uma extensão maior que cinco metros.
Os caminhantes do fogo que alegam uma explicação sobrenatural ao fato, consideram, no entanto, que podem andar por um leito de brasas toda a distância que desejam. Porque, sempre segundo eles, quando caminham pelo fogo, criam um campo de força energético mágico que protege-os de algum dano... blá blá blá...
Para provar que ninguém é capaz de andar sobre as brasas uma distância longa, por mais "energia" mental que possua, Richard Wiseman fez uma demonstração para o programa científico da BBC Tomorrow's World, criando um leito de brasas candentes de 20 metros de extensão.
Os supostos milagreiros colocaram a prova sua teoria da paranormalidade, com o resultado de que todos saltaram das brasas aproximadamente aos oito metros com queimaduras de segundo grau em seus pés. Posteriormente, quando foram entrevistados, os caminhantes do fogo tinham suas próprias explicações sobre seu vergonhoso fracasso. Um disse que as luzes brilhantes da televisão impediram que entrasse em transe profundo necessário para uma demonstração bem sucedida. Outra explicou que seu anjo da guarda abandonou-a inesperadamente alguns instantes antes de começar a caminhada.
Foi uma extraordinária demonstração de como a fé no impossível pode ser má para a saúde; nem sequer as queimaduras de segundo grau motivaram-nos a questionar suas supostas habilidades paranormais. É este tipo de gente que tem como costume dizer que os muçulmanos são fundamentalistas.
Via | Quirkology de Richard Wiseman.
Notícias relacionadas:
Comentários
Trance??? Trance??? Isso não é português, não. O certo é transe.
Putz grila! Adorei este post! Toma na cara desses fdps. E gostei do julgamento no final também. Esses charlatães são os que mais colaboram com guerras (que já é uma coisa imbecil) por motivos gritantes de tão esdrúxulos (o que é, digamos, pior ainda).
sempre quis saber mais sobre isso.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!