LHC conseguiu criar a matéria mais densa do universo
O Grande Colisor de Hádrons (LHC) criou uma substância superquente que é a mais densa jamais observada pela raça humana, além dos buracos negros. Trata-se do chamado plasma de quarks-glúons, um estado primordial da matéria que, segundo os cientistas, é a forma que tinha o Universo imediatamente após o Big Bang.
O material é 100.000 vezes mais quente que o existente dentro do sol e é mais denso que uma estrela de nêutrons -uma das coisas mais densas conhecidas pela Ciência-.
- "Além dos buracos negros, não há nada mais denso que o que estamos criando", afirmou o físico David Evans, responsável da equipe do detector ALICE que está trabalhando no plasma. - "Se existisse um centímetro cúbico desta coisa, pesaria 40 bilhões de toneladas", disse.
Para criar esta substância, os físicos engatilharam centenas de milhares de colisões por segundo dentro do LHC quase à velocidade da luz, esperando partir as partículas subatômicas em formas mais básicas de matéria. O que se busca neste caso é estudar como era o universo justamente após o Big Bang.
Acredita-se que à medida que o universo foi esfriando, o plasma transformou-se na matéria que conhecemos hoje. O material criado no LHC tem quase o dobro de temperatura que o plasma que foi criado previamente usando o Relativistic Heavy Ion Collider (RHIC) nos Estados Unidos. Mesmo assim, ambos os plasmas são bastante parecidos –os dois se comportam como líquido-, quase sem fricção, assinalaram os cientistas.
- "Se mexer uma caneca de chá com uma colher e depois tirar a colher, o chá move-se por um momento e depois para. Se tivesse um líquido perfeito e mexesse, seguiria dando voltas para todo sempre", explicou Evans.
Alguns teóricos acham que, sob o calor extremo que existia no início do universo, os quarks e os glúons deveriam estar mais espaçados, criando um plasma que se comportasse como gás, e não como líquido. Os pesquisadores do ALICE estão agora tratando de provar se algo assim pode acontecer. Mas para isso precisam temperaturas ainda mais altas que as conseguidas no LHC.
Comparando o plasma do RHIC e o do LHC, os cientistas esperam aprender melhor como se comporta e porque a substância muda ao esfriar-se. Resta lembrar que o LHC ainda não está operando a máxima potência, concretamente está na metade de sua capacidade. De maneira que esperam que ALICE crie versões ainda mais densas do plasma no futuro. Esperar para ver.
Via | Nat Geo News.
Notícias relacionadas:
Comentários
então onde que fica esse material tão pesado porque se ele ficar dentro dessa maquina ele a quebra toda com seu imenso peso
Zacarias, esse foi um comentário meio nada a ver, uma bola de boliche cai bem mais rápido do que um travesseiro, a gravidade influencia sim...
Se ja existe essa substancia monstruosamente
Pesada entao so me resta iventar a balança
Pra pesar um kg dessa coisa
eles criaram algo bem pequeno e calcularam o peso dele em cm², e some é tão rápido como um flash, se demorasse em torno de 1 segundo iria causar problemas na maquina e graças a gravidade não iria ir para o centro da terra, lembrando que um travesseiro cai na mesma velocidade que um tijolo :v
Cristian, ele não derrete tudo o que esta por volta dele, por que, ele so permanece existente por alguns milesimos de segundos e depois passa por um estado mais estabilisidado.
ja que e tao quente como ele nao derrete tudo que esta perto dele?
muito interessante. eu adoro a astronomia e fisica. 40 bilhoes de tonelada por cm cubico (40 trilhoes de kg por cm cubico). e realmente um numero muito extremo para capacidade humana, mas eu queria saber que tamanho e esse objeto. ja que pesa tanto deve ser microscopico. nao?
Essa desgraça ainda vai criar um buraco negro ou algo ainda pior que vai acabar com a Terra num piscar de olhos, quando isso acontecer nem teremos tempo de ter consciência do fim do nosso mundo.
robot cuisine Wow, this Post is really helpful! Thanks!
Caio Cezar, gostei da idéia!
Vou realizar alguns cálculos aqui pra ver se ia mesmo. Como diz meu irmão, "só pra quem não tem mais o que fazer". ^^
40 bilhoes de T por cm² é muita coisa.
>Acho< q se fosse solto na superficie da Terra ia diretamente pro centro dela.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!