Técnicas SEO IV - Acessibilidade e Usabilidade

SeoJoao

Fala-se muito sobre usabilidade na rede ultimamente, mas pouco se aplica. Infelizmente muitos sites ao invés de facilitarem o uso da Internet, fazem todo o possível para complicar ainda mais a vida dos internautas o que resulta em sucesso de sites simples e de lay-out 1.0 já que a maioria das pessoas procuram a rede como forma de entretenimento e consequentemente buscam a facilidade. Por isso e apesar da grande abrangência decidi falar sobre o assunto que deve ser levado muito a sério hoje e sempre por qualquer profissional de SEO e por Webmasters.


4. Acessibilidade e Usabilidade

Como os próprios termos indicam, um site com boa acessibilidade e usabilidade é aquele onde o internauta entende logo que entra e não encontra dificuldade para navegar entre as páginas internas e que em geral encontra rapidamente a informação que busca.

Na criação de um novo site e, principalmente, no desenvolvimento de um novo layout para o mesmo a atenção à usabilidade deve ser redobrada, tendo como melhor forma de identificar possíveis falhas, o auxílio de algum amigo ou conhecido, não envolvido com o projeto por motivos óbvios.

Melhor que dizer o que fazer para tornar um site acessível, é falar sobre o que não fazer para deixá-lo inacessível. É muito fácil expulsar um internauta de seu blog e as técnicas são antigas e recorrentes:

4.1 Como afugentar os internautas

  1. Inacreditável que ainda existam webmasters que utilizem a técnica de implementar um script para desabilitar o uso do botão direito do mouse. O usuário leva um susto quando clica no indesejado botão e aparece uma janela pop-up acusando-o da tentativa de roubar um "valioso" código HTML recheado de segredos. Desabilitar o botão direito acarreta também outros problemas:
    • Evita que os internautas acrescentem seu site aos favoritos;
    • Impede o uso de várias funções de navegação;
    • Impede abrir os links em nova janela ou guia;
    • Impede parar o download de uma página desgraçadamente lenta;
    • Impede atualizar a página para corrigir problemas na descarga da mesma;
    • Evita que o visitante imprima seus conteúdos "secretos";

    É fato que os internautas poderiam utilizar perfeitamente estas funções na barra de ferramentas do navegador, mas possivelmente não vão se interessar e preferirão ir para um blog mais amigável.
  2. Criar uma página com música ou midi de fundo ou ainda alguma rádio on-line sem controle de volume é também uma boa técnica para tornar seu blog não utilizável. Pode ficar seguro que os internautas que ali chegam farão pelo alguma destas coisas:
    • Buscar desesperadamente o botão para desligar o som se desejarem ler o artigo em questão;
    • Ir rapidinho para outro blog se caíram ali de para-quedas ou de algum buscador.
  3. Decidir qual resolução de vídeo devem usar os visitantes para poder ver tuas páginas é também uma maneira genial de conseguir que caiam fora por serem obrigados a usar as barras de deslocamento horizontal para ver o conteúdo.
  4. Um blog irritantemente profissional deve assegurar-se de abrir pelo menos duas janelas pop-up por trás da janela do navegador e pelo menos duas em primeiro plano. Isto proporcionará aos internautas muitas opções para onde ir já que estarão suficientemente enfurecidos.
  5. Colocar dezenas de banners, preferencialmente de gif's animadas, de troca de links já pode deixar seu blog bem lento. A efetividade pode melhorar ao colocar todos estes banners dentro de uma coluna de tabela ou div preferencial (que carrega antes). O internauta vai ficar realmente maravilhado ver aquele monte de botões carregando ou/e acusando erro no TinyPic e ImagesHack entre outros.
  6. Não colocar ou ocultar o email ou formulário de contato.
  7. Implementar paginação usando somente <prev e next>. Nenhum internauta gosta de clicar várias vezes até chegar ao nível desejado e os buscadores dificilmente vão indexar estas páginas por considerá-las menos importantes em um efeito que é conhecido como "morte por paginação". Este problema é evitado utilizando links para cada página do blog como <prev 1 2 ... 6 7 next>.
    Muito importante: o internauta deve poder alcançar qualquer página do blog em no máximo 5 clicks (quanto menos melhor).
  8. Colocar a cor do fundo com uma cor parecida com a do texto para obrigar o internauta a arrastar o mouse sobre a página para destacar o texto. Outra técnica eficaz para se livrar das incômodas visitas antes de que elas tenham a oportunidade de sujar suas estatísticas.
  9. Utilizar frames é também uma forma muito efetiva de deixar seu site inacessível e escondido dos buscadores.

Como puderam notar, existem formas e formas de deixar um site inacessível tanto aos internautas quanto aos buscadores. A equação exata aqui é tornar seu blog agradável ao usuário e acessível pelo buscador. Há muitos formas de melhorar a sua usabilidade:

4.2 Melhorando a Usabilidade de seu blog:

  • Contato: Nunca deixe de colocar um formulário de contato ou pelo menos um e-mail pelo qual o internauta possa reclamar ou elogiar o conteúdo. Adicionalmente crie os emails abuse@ofurico.com.br, postmaster@ofurico.com.br e webmaster@ofurico.com.br, contatos padrões de correi eletrônico para qualquer site da rede.
  • Conteúdo claro e objetivo: Por mais que o conteúdo de seu blog seja de humor ou conteúdo adulto, ele deve ser sempre muito objetivo e sobretudo correto com o conteúdo do seu blog evitando colocar informação falsa, hoax ou caçadores de paraquedistas. Infelizmente muitos blogueiros equivocados publicam notícias fantasiosas somente para aumentar seu tráfego e nem se dão conta que seu índice de rejeição só faz aumentar nas bases de dados dos buscadores, além de que colocam a própria credibilidade da rede em cheque.
    É preferível ter uma visita de UM internauta que permanece no blog por DEZ minutos do que a de DEZ por UM minuto.
  • Editorial: Uma das primeiras coisa que o internauta faz depois de gostar de um post em determinado blog é procurar a autoria do mesmo. Mas muito blogueiro é que nem enterro de anão, a gente sabe que existe, mas ninguém nunca viu. O editorial é também muito importante para dirimir dúvidas concernentes aos Termos de Uso, Direitos Autorais, Limitação de Responsabilidade, entre outros.
  • Estrutura e navegação simples: Não complique muito, busque uma estrutura simples para seu blog. Título, menu lateral (esquerdo ou direito), conteúdo e rodapé e suas poucas variações. Afinal é esta a estrutura que a maioria dos internautas conhece. Não invente.
  • FAQ: Se a estrutura de teu site teve que acompanhar o seu crescimento que gerou várias áreas que nem sempre estão à vista dos internautas, a melhor opção é criar um arquivo com dúvidas frequentes, seus internautas vão agradecer.
  • Links diretos e bem definidos: Utilize links diretamente ao objetivo e evite métodos de monetização de cliques em links. Nunca esconda, via script, o conteúdo da barra de Status e, porque não, aproveite a anchor text dos links para colocar palavras-chave e texto explicativo do destino.
  • Páginas específicas para assuntos específicos: Aqui reside a importância das Categorias permitindo a escolha de assuntos preferenciais pelo internauta. Crie quantas forem necessárias.
  • Linguagem e ortografia: Todos idiomas tem regras claras de utilização que devem ser respeitadas. Que os frequentadores de seu blog escrevam errado, não é problema seu, mas o blogueiro responsável deverá esmerar-se por escrever da melhor forma possível. Existem os tipos que, por desconhecerem a gramática, usam a justificativa de que conseguem se comunicar falando ou escrevendo de forma errada. Podem até estarem certos, mas este padrão "lulista" de ver as coisas não merece respeito e consequentemente quem pensa assim também não.

O Sitemap, já discutido no parágrafo II das Técnicas SEO é também muito recomendado para a acessibilidade do seu blog já que leva o buscador ou o usuário diretamente ao post em somente um clique sem nenhum intermediário.

Técnicas para melhorar a usabilidade e acessibilidade do seu blog existem às milhares e você pode ir descobrindo e aplicando no seu dia a dia conforme a necessidade indicada pelos usuários de seu site.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Qual a melhor resolução de vídeo? Tem problema usar um script para adaptar a resolução?

Muito boas estas matérias de SEO, li todas as 4 de uma vez só. São as primeiras que vejo escritas sem serem baseadas em traduções de sites americanos.
Vocês estão de parabéns.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!