Bronze, novo formato de áudio que transforma a canção em cada escuta
Imaginemos que temos uma canção em Mp3, reproduzimo-lo e quando acaba, voltamos a reproduzir, só que agora a música não é mais a mesma, mudou para outra "versão" baseada na mesma onda da canção. Isto é Bronze, um novo formato de áudio que acaba de chegar ao mercado. Uma nova variante que é fruto do desenvolvimento de pesquisa de cientistas da Universidade de Goldsmiths junto com o famoso produtor Lexxx (de Björk e Madonna entre outros).
Até agora existiam uma grande variedade de arquivos de áudio, todos eles podiam coexistir sob diferentes formatos para outros tantos dispositivos. A mesma canção, repetida uma e outra vez, mas de forma estática. E aqui é onde aparece Bronze para mudar tudo, escutar esse tema ou essa canção desde um ponto de vista não estático, que flutue, mude como poderíamos fazer em qualquer programa de edição de áudio, só que em um novo formato de áudio no mesmo dispositivo. Assim o é descrito pelo famoso produtor:
"Bronze é um formato não interativo que transforma cada aspecto de uma canção, cada vez que for usado, cria uma nova versão única da anterior. Um algoritmo que flutua as seções de uma canção em torno da forma de onda, alterando os componentes musicais de uma canção em cada repetição do tema.Deve ficar claro que neste momento se trata de um formato experimental e que não vai e nem visa substituir os formatos já padronizados como o Mp3, principalmente porque sua razão de ser é completamente oposta. Trata-se de avançar para outros campos, mudar o processo criativo, tanto para o criador como para o usuário final onde o resultado seja uma nova obra a cada vez que seja reproduzido.
Desde meu ponto de vista, como produtor, quando estou tratando de criar uma viagem através de uma canção, é bem simples fazê-lo através de uma versão estática, mas não me parece muito fácil fazer isso de forma automática ou mesmo randômica. Este é o desafio deste novo software. Aprender com ele mesmo, ser diferente e criar uma forma abstrata de cada canção, uma viagem diferente".
Para seu lançamento existe um único tema construído, para o qual é necessário baixar o reprodutor do formato. Flesh Freeze de Gwilym Gold que pode ser baixado de forma gratuita no site para Mac OS X. Em 6 de junho poderá ser também baixada a aplicação grátis por tempo limitado para iPad, iPhone ou iPod Touch e atualmente estão desenvolvendo as versões para Android e Windows.
Se você tem o OS X, recomendo que experimente e visite o site para saber mais a respeito deste inovador desenvolvimento.
Via | Wired.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!