Por que a Microsoft comprou o Skype?

LuisaoCS

Por que a Microsoft comprou o Skype?

Esta foi a notícia do dia: Microsoft comprou Skype por oito bilhões e meio de dólares. Nos últimos dias Skype converteu-se no centro de atenção das negociações nas grandes empresas de tecnologia da rede. A boataria começou dando conta que Facebook e Google estariam interessados, em conjunto, na compra ou investimento da empresa e no último momento a Microsoft também se mostrou interessada.

Pois ao final, de forma surpreendente, os sovinas de Redmond decidiram abrir a mão de uma soma recorde para a Microsoft que nunca desembolsou um valor semelhante em seus 36 anos de existência. Mas a pergunta que não quer calar é o que fez com que a Microsoft gastasse essa incrível soma de dinheiro em uma empresa que, ao que parece, não se ajusta a seu mercado habitual?


Pois bem, não há a necessidade de raciocinar muito para chegar a conclusão que o gigante de Redmond quer combinar o Skype com um dos seus últimos desenvolvimentos: Windows Phone 7. Um telefone com o sistema operacional da Microsoft que ofereça boa integração com o Skype seria uma medida inteligente na busca de conseguir uma fatia de mercado dos celulares tão disputado e dominado atualmente por Android e iOS.

O grande problema é que já existem aplicações do Skype para iPhone e para Android, que são muito bem feitas e cumprem muito bem com sua função e não creio que a Microsoft vá fechar esta porta para algo que já está estabelecido.

Uma coisa que poderia acontecer seria integrar o Windows Live Messenger junto com a plataforma do Skype -Windows Skype Messenger?-, melhorando assim um serviço que já está meio obsoleto e descuidado com a passagem dos anos. Na verdade este movimento não seria muito revolucionário, mas seria um passo lógico.

A outra opção seria a possibilidade de que a compra esteja enfocada a melhorar os serviços de colaboração tão deficientes no Windows, criando uma plataforma nativa que se adapte muito bem ao operacional; ainda que Windows nunca tenha se destacado por este tipo de serviços -e talvez o usuário padrão não esteja muito interessado neles-, muitas grandes empresas estariam interessadas em características como esta.

E falando em usuário padrão, há que levar em conta que o Skype está orientado a satisfazer as necessidades de um mercado muito diversificado, mas em sua maioria se trata de gente disposta a usar o VoIP como evitar os preços abusivos que a maioria das empresas de telefonia impõem as chamadas interurbanas e internacionais.

Skype incrivelmente não conseguiu desenvolver um modelo de negócios que consiga obter ganhos de seus 663 milhões de usuários. Se somarmos a isto que historicamente a Microsoft mete o bedelho em tudo o que tem a ver com a Internet, esta combinação poderia ser explosiva, e não necessariamente bem sucedida. Se Ballmer e seu pessoal der um passo em falso em seu novo investimento poderia se converter em uma milionária perda a mais.

A compra pode parecer algo impulsivo, mas seguramente a Microsoft pensou muito bem antes de investir tanto dinheiro em um projeto como este. Estão ansiosos em ter algo com presença positiva na Internet e este poderia ser um bom passo. Esperemos que saibam o que fazer.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Retificando que na verdade foram 8,5 BILHÕES... com certeza eles não estão dando tiro no escuro....

Surpreendeu isso hein,mas a empresa do tio Bill não dá ponto sem nó,estão preparando algum serviço mirabolante de integração."Microsoft comprou Skype por oito milhões de dólares",na verdade,foi por 8,5 bilhões e não 8 milhões.De todo modo vamos esperar.

Ahhh, pode ter certeza que sabem. Embutido no W8? Como S.O. para os próximos tablets e adjacentes? Pode ter certeza que isso vai render. De um jeito ou de outro.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!