As doenças de Charles Darwin

LuisaoCS

As doenças de Charles Darwin

Diagnosticar os problemas médicos de figuras históricas como Mozart ou Alexandre Magno é o objetivo da Historical Medical Conference que a cada ano se celebra na Universidade de Maryland, em Baltimore (EUA). Na edição 2011, celebrada na passada sexta-feira, o protagonista foi o naturalista Charles Darwin, que que viajou por todo mundo depois de completar os vinte anos catalogando e observando a vida selvagem para publicar mais tarde o famoso e necessário "A Origem das Espécies" de 1859.


O naturalista teve muitos problemas de saúde, incluindo frequentes vômitos de ácido após cada refeição. Os médicos que consultaram Darwin durante sua vida lhe diagnosticaram com aproximadamente uma dúzia de doenças, incluindo esquizofrenia, apendicite e intolerância à lactose.

Agora, após analisar diversas fontes de informação, incluindo as cartas escritas pelo próprio cientista fazendo referência a sua precária saúde, Sidney Cohen, gastroenterologista da Universidade Thomas Jefferson (EUA), chegou à conclusão de que, quase com toda segurança, Darwin contraiu a doença de Chagas durante sua viagem a bordo do HMS Beagle.

Esta doença parasitária tropical explicaria os problemas cardíacos que o naturalista sofreu ao final de sua vida e que poderia ter causado sua morte em 1882. Cohen também suspeita que Darwin sofresse de uma infecção por Helicobacter pylori, a bactéria estomacal que causa úlcera péptica e que acompanha com frequência à doença de Chagas.

Via | Daily Mail.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Holy Toledo, so glad I cileckd on this site first!

"acompanha com frequência à doença de Chagas."
Quem acompanha, acompanha alguma coisa. Portanto, não há crase.
(experimente fazer isso sempre, seu blog tem crases demais...)

E um mau hálito dos infernos!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!