Se dorme pouco, seus neurônios tiram uma soneca enquanto está acordado

LuisaoCS

Se dorme pouco, seus neurônios tiram uma soneca enquanto está acordado

Quando não dormimos o suficiente, parte dos neurônios de nosso córtex cerebral tiram um descanso em forma de uma breve "soneca" enquanto permanecemos acordados.

 - "Estes "apagões" neuronais podem ser responsáveis pelos lapsos de atenção, baixo rendimento cognitivo, deterioração da capacidade de julgamento ou a irritabilidade que aparecem depois de permanecer muitas horas acordado, inclusive se não sentimos sono", esclarece Giulio Tononi, pesquisador da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e coautor do estudo. O mais curioso, segundo Tononi, é que no cérebro privado de sono, grupos de neurônios se desligam em zonas do córtex cerebral enquanto o resto permanece acordado.


Para chegar a esta conclusão, Tononi e seus colegas obrigaram um grupo de ratos a permanecer acordados durante várias horas. A seguir, registrando a atividade elétrica de seu córtex cerebral, observaram que, ainda que os eletroencefalogramas indicavam que estavam despertos, tinha intervalos nos quais algumas partes do cérebro se desligavam. E isto afetava o rendimento cognitivo dos animais. Os períodos nos quais os neurônios se desativam aumentaram à medida que se alongava o tempo de vigília forçada.

Segundo Thomas R. Insel, diretor do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, que financiou parte do estudo, a pesquisa sugere que a privação de horas de sono na adolescência poderia ter consequências emocionais e cognitivas adversas que poderiam afetar o desenvolvimento cerebral.

Via | LiveScience.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!