Bricobiologia ao alcance de todos

LuisaoCS

Bricobiologia ao alcance de todos

GenSpace é um projeto muito bacana que vem ao encontro de uma adjetivo que até hoje parecia excludente da palavra ciência: popular. Isso mesmo, é um novo laboratório de bricolagem biológica instalado em um antigo edifício de escritórios no Brooklyn, Nova Iorque, onde um grupo de biólogos de garagem ou biopiratas está tratando de fazer pela biologia moderna o que os piratas informáticos fizeram pelos computadores: converter o fanatismo em modernidade.


Auxiliados por sites como OpenWetWare.org, que fornecem aos leigos acesso à mesma informação da qual dispõem os estudantes de doutorado, os biopiratas estão reinventando o Frankenstein da era moderna.

Suas pesquisas abrangem uma grande área. Estão, por exemplo, clonando classes de bactéria Escherichia coli para torná-las resistentes à radiação, modificando geneticamente bactérias para evitar a malária e, em um dos casos, buscando cura para o câncer usando coisas básicas como a água salgada e as ondas de rádio.

Bricobiologia ao alcance de todos

Experiências como estas são características do atual movimento da Biologia "Como faz", já conhecida como bricobiologia, um grupo variado do qual fazem parte artistas, banqueiros, empregados de bares e escritores autônomos, muitos dos quais nunca mais abriram um livro de Ciências desde que estavam no primário.

A bricobiologia faz parte de um movimento mais amplo de cientistas que, motivados pela possibilidade de compartilhar recursos através da Internet, estão realizando pesquisas científicas de alto nível, como por exemplo um reator nuclear.

Os biopiratas construíram centrífugas a partir de batedeiras de bolos comerciais, microscópios potentes a partir de webcams baratas e fotobiorreactores a partir de garrafas de refrigerante e mini-bombas de aeradores de aquário.

GenSpace foi assim denominado porque é o primeiro biolaboratório comunitário sem fins lucrativos nos Estados Unidos. Situado em um antigo banco, parece-se a um laboratório de garagem improvisado e transportado à cobertura cheia de luz de um artista descolado do Brooklyn. Ainda assim, quando os membros começaram a construí-lo, trabalharam com agentes do FBI para elaborar diretrizes de biosegurança.

Bricobiologia ao alcance de todos

E o melhor de tudo é que há mais laboratórios de bricobiologia sendo preparados. Não seria estupendo a gente ter um bem perto em que pudéssemos passar um momento? Espero ansiosamente que a ideia vingue para que tenhamos gente jovem interessada e envolvida diretamente em construir um futuro melhor em vez de perder tempo e queimar fosfato desnecessário criando teorias conspiracionistas descabeladas.

Via | Wired.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

There's a terrific amount of knolewdge in this article!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!