Geohot doa 10 mil dólares a Electronic Frontier Foundation

LuisaoCS

Geohot doa 10 mil dólares a Electronic Frontier Foundation

Se achávamos que a guerra entre Geohot e a Sony tinha finalizado depois do acordo extra-oficial ao que chegaram, um movimento pelo qual o hacker se comprometia a se manter fora da cena do PS3, estávamos equivocados depois de uma nova reviravolta do jovem. Geohot doou 10.000 dólares à Electronic Frontier Foundation (EFF), organização sem fins lucrativos que advoga pelos direitos individuais digitais a nível internacional. Toda uma declaração de intenções que o hacker explica em seu blog.


O montante doado é exatamente o resto do dinheiro que restava a Geohot depois do julgamento com a Sony. Um fundo de contas que conseguiu através de doações de usuários na luta pela defesa do hacker.

A exposição que Geohot faz de sua relação atual com a Sony dista muito do que se disse até agora. O acordo, se realmente existiu, não foi de todo satisfatório para o hacker, já que mostra em seu blog o aborrecimento com a companhia, o futuro da pirataria na mesma e o motivo da doação:

"Doo o dinheiro à EFF com a esperança de que os Estados Unidos possa voltar a ser um exemplo brilhante de liberdade, livre da DMCA e do ACTA e de que o interesse privado nunca triunfe sobre as ideias estabelecidas pela constituição sobre a privacidade, a propriedade e a liberdade de expressão. Me consola saber que o PS3 é de todos, uma vez que temos o código eles conseguirão manter distâncias sobre nós.

Não vou continuar meu trabalho sobre os produtos da Sony de forma anônima, ainda que não tenha nenhum respeito com os valentões da Sony, respeito a justiça. Penso que o futuro da Sony e sua segurança será cada vez pior e não me surpreenderia que a companhia despedisse todos os encarregados da segurança depois do ocorrido."

Ao que parece, pelo menos por enquanto, Geohot deixa de lado o hack do PS3, uma decisão que parece mais devida aos julgamentos que mantinha em litigio e os possíveis problemas legais, do que um entendimento com Sony. A doação não deixa de ser uma declaração de intenções e não seria descabelado pensar que o jovem deixa o PS3 para se dirigir à nova geração de consoles, o PSP2-NGP?


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Pra mim, o que o EgoHot queria, desde o comeco, era midia mesmo.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!