Crianças necessitam da repetição para um melhor aprendizado
Uma das coisas mais chatas de ler historinha para as crianças é que com frequência querem que a gente leia justamente o mesmo conto, uma e outra vez, uma e outra vez, até que a gente acaba sabendo de cor. Quem é pai já deve ter passado por isso. E ai de você se atrever a mudar uma só linha, a criança não demorará em protestar. De algum modo, as crianças parecem gostar de escutar exatamente o que esperam escutar.
Agora, segundo um estudo publicado na revista Frontiers in Psychology, da britânica Universidade de Sussex, dirigido pela psicóloga Jessica Horst, esta repetição é o fator que acelera a aquisição do vocabulário e do aprendizado.
O experimento consistiu em expor dois grupos de crianças de 3 anos à aprendizagem de duas palavras novas. Cada uma delas era uma palavra inventada para designar um objeto desconhecido, como por exemplo, "sprutiock" para se referir a algum objeto empregado para misturar comida manualmente.
Durante uma semana, um dos grupos escutou três histórias diferentes com estas palavras, enquanto o outro grupo escutou uma única história com as mesmas palavras 3 vezes. Passado esse período, constatou-se que as crianças que tinham escutado só um conto recordavam melhor as novas palavras que aquelas que escutaram três histórias diferentes.
Em geral, sabemos que quanto maior é o número de livros que se têm em casa, melhores são os resultados acadêmicos das crianças, mas o que ainda não havíamos compreendido é como ocorre essa aprendizagem. Esta pesquisa sugere que o importante não é o número de livros, senão a repetição da cada um deles, porque é isso que propicia uma melhor aprendizagem.
A primeira vez pode ser só o entendimento da história, a segunda a percepção dos detalhes e a descrição, e assim progressivamente. E se a nova palavra for introduzida em uma variedade de contextos, como ocorreu com aqueles que escutaram três contos diferentes, o mais provável é que as crianças não consigam se concentrar tanto na palavra nova.
Em outras palavras, as crianças não precisam de grandes bibliotecas de livros diferentes: beneficiam-se de uma exposição repetida aos que tenham.
Via | The Independent.
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Comentários
Não foi isso que ele quis dizer. Ele falou de aprendizado, não memorização.
Eu nunca repeti um livro, mas eu posso me lembrar das linhas deles...
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