China chega também no segundo lugar em número de publicações científicas

LuisaoCS

China chega também no segundo lugar em número de publicações científicas

De acordo com um relatório da Royal Society de Londres, a academia de Ciência britânica, China catapultou desde a sexta posição nos anos 1999-2003 (4.4% do total de publicações) até o segundo posto nos anos 2004-2008 (10.2%), em número de publicações científicas. Desta forma o Japão, que ostentava a segunda posição com 7.8% de publicações, desce até o quarto lugar com 6.1%, enquanto a Grã-Bretanha permanece em terceiro com 6.5%.

O Brasil também subiu alguns postos, assim como Índia e China, e encontra-se na 14º posição, ainda que suas publicações estejam quase que em sua totalidade dirigidas a agricultura, consequência direta deste governo vagabundo -fomentador de cabides de emprego- que matou a indústria e pesquisa tecnológica particular por causa de seus altos impostos. Veja o top 10 depois do científico salto.


A listagem dos dez países que com publicações científicas:

  1. Estados Unidos;
  2. China;Grã-Bretanha;
  3. Japão;
  4. Alemanha;
  5. França;
  6. Canadá;
  7. Itália;
  8. Espanha;
  9. Espanha;
  10. Índia;

De acordo a Chris Llewellyn, que dirigiu este estudo na Royal Society:

"O mundo científico está mudando e estão aparecendo novos protagonistas. Além do estupendo crescimento da China, vemos também como se alçam países do sudeste da Ásia, Oriente Médio, Norte da África e outras nações.

O incremento de pesquisas científicas e a colaboração, que nos ajuda a encontrar soluções aos desafios globais que hoje em dia todos enfrentamos, é muito bem-vinda.

No entanto, nenhuma nação pode dar-se ao luxo de dormir nos louros da fama (como os britânicos sempre fizeram e continuam fazendo) se quiser conservar a vantagem competitiva que implica ser um líder científico."

Chris também não poupa elogios a Turquia, o segundo crescimento dentro da lista, mas providencialmente esquece-se de citar o Irã, que proporcionalmente experimentou o maior crescimento nos últimos anos. Coisa de política bandida.

P.S.: Se o estudo tratasse de publicações relacionadas a notícias de futilidades como fofocas, novelas e BBBs, com certeza estaríamos no topo do ranking. Infelizmente o nosso país tem um dos povos que menos se interessa por assuntos relacionados a ciência. Não é à toa que somos os reis do futebol, religião, pão e circo.

Via | ZDNet.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

A Espanha é melhor :O

O comentário final é meia verdade, no meu ponto de vista. Os estudiosos daqui, ou vão trabalhar fora, levando assim seu talento e os que permanecem aqui, aprenderam a fina arte do silêncio. Atenção indevida é tudo que uma pessoa que esta desenvolvendo algo quer.

Lema da ciência: "Silencio! A 'alma' do negócio!"

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!