SoundBite: sistema não invasivo para escutar com os dentes
Nos dias de hoje a tecnologia está presente em inumeráveis e diferentes âmbitos, como por exemplo no da medicina onde a de tempos em tempos aparece algum novo avanço produzido graças à tecnologia ou alguma nova geringonça tecnológica que nasce com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de doentes que padecem de determinada disfunção.
Como exemplo podemos citar um dispositivo batizado com o nome de SoundBite, criação da empresa Sonitus Medical, que aborda o problema da surdez parcial (bem mais estendido do que poderíamos pensar em um primeiro momento) de forma um pouco diferente. De forma muito resumida o dispositivo melhora a capacidade auditiva de pessoas com perda auditiva unilateral transmitindo o som ao ouvido interno através dos dentes.
Ainda que possa parecer um pouco estranho o SoundBite baseia-se no mesmo princípio que outros aparelhos auditivos: a condução óssea. Neste caso em concreto o invento realmente é composto por dois dispositivos: por um lado temos um pequeno aparelho que deve ser colocado atrás da orelha e pelo outro um segundo aparelho que o paciente põe na parte superior traseira da boca encaixado nos molares esquerdos ou direitos dependendo de qual seja o ouvido que tenha o problema. O primeiro aparelho situado na orelha encarrega-se de captar o som para transmiti-lo, em modo wi-fi, ao segundo que finalmente se encarrega de converter o som em vibrações que são enviadas até o ouvido interno através dos dentes e os ossos da mandíbula.
O sistema SoundBite se baseia no princípio da condução óssea de som, algo conhecido e usado já há bastante tempo, mas neste caso encontramos uma diferença substancial com respeito a outros inventos similares. Até agora a maioria de dispositivos de ajuda auditiva que utilizam a condução óssea transmitem as vibrações mediante um cavidade cilíndrica de titânio incrustado na mandíbula, isto é, o paciente tem que passar por uma intervenção cirúrgica, o que Soundbite evita já que o aparelho colocado na boca é como um acessório.
No momento a Sonitus Medical está testando, com bastante êxito, seu sistema em vários pacientes com surdez parcial e esperam obter as licenças necessárias para comercializá-lo ao grande público.
Via | Medgadget.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!