Cientistas descobrem acidentalmente tratamento eficaz para a calvície

LuisaoCS

Cientistas descobrem acidentamente tratamento eficaz para a calvície

O estresse além de ser uma das principais causas dos cabelos brancos, também está vinculado à queda do cabelo. Uma equipe de pesquisadores da UCLA que estava estudando como o estresse afeta à função gastrointestinal encontrou "acidentalmente" um composto químico que induz o crescimento do cabelo bloqueando um hormônio relacionado com o estresse.

A descoberta, que foi publicada na revista PLoS One, aconteceu nos experimentos usando ratos geneticamente modificados para produzir um excesso de um hormônio chamado fator de liberação da corticotropina (CRF por suas siglas em inglês). À medida que envelheciam, perdiam grande quantidade de pelos e ficavam visivelmente pelados em seu lombo.


Cientistas do Instituto Salk de Estudos Biológicos criaram um peptídeo chamado astressin-B para bloquear a ação do dito hormônio, e os pesquisadores injetaram nos roedores durante 5 dias seguidos para estudar seus efeitos no trato digestivo. Decorridos três meses, regressaram ao laboratório para repetir os experimentos e descobriram com surpresa que o pelo dos ratos com estresse crônico tratados tinha crescido. Estudos posteriores confirmaram o "milagroso" efeito anti-calvície da nova substância.

- "Nossos estudos mostram, sem nenhuma dúvida, que os tratamentos de curta duração com este composto fazem com que o pelo cresça em ratos cronicamente estressados", diz Million Mulugeta, coautor da pesquisa. "Isto pode abrir novos caminhos para tratar a alopecia em humanos modulando os receptores do hormônio do estresse, especialmente quanto a perda do cabelo estiver relacionada com o estresse crônico e a idade", conclui.

Via | PopSci.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

How could any of this be better stated? It cloudn't.

Deus existe!!!!

Ops!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!