Cinco características que fazem falta ao Twitter

LuisaoCS

Orkutização do Twitter

Eu passei a usar o Twitter de forma presencial há apenas poucas semanas, antes só o usava através de tweets automáticos de um outro blog. Agora, depois de mais habituado, posso dizer que o melhor do Twitter é sem nenhuma dúvida sua simplicidade que resulta fazer as coisas por lá. Em teoria a única coisa a fazer é enviar mensagens de no máximo 140 caracteres, seguir aquelas pessoas que tenham interesse comum e esperar que seus tweets sejam interessante para os outros, para que nos sigam. Não há muito mais o que fazer. Talvez pequenas variações ou melhoras, a estas simples tarefas cotidianas, que descrevo após o tuitado salto.


Hoje em dia, usar o Twitter é uma grande experiência, ainda que eu ache que muitos pensam que tweets são mensagens de chats ou IMs. De qualquer forma o site é quase perfeito em seu equilíbrio entre design, funcionamento, simplicidade e eficiência. E apesar de ter menos características que o Facebook, assumiram um lugar determinante nas redes sociais mais importantes de Internet. Um site que deve definir muito do futuro da rede, da comunicação, das buscas e consumo de informação.

Mas o Twitter dista de estar completo, há funções que podem ser melhoradas ou que incluam novas características. Pensando um pouco nas coisas que podem ser necessárias ao Twitter, me ocorrem 5. Algumas possivelmente fundamentais, outras pequenos acréscimos sem tanta importância.

1. Estatísticas.

A verdade é que os usuários do Twitter não sabem muito do que ocorre com nossas contas. É realmente difícil saber se nosso timeline é visitado, quantas vezes somos retuitados, quantas pessoas deixam de nos seguir, e em que proporção, quantas pessoas passaram a nos seguir e quando. Estamos cegos estatisticamente falando. Há serviços de terceiros que fazem algumas coisas, mas não todas nem com tanto controle. Isto é algo fundamental. Inclusive penso que algumas pessoas estariam dispostas a pagar algo para ter estes dados.

2. Uma página especial de Trending Topics.

Twitter não guarda um histórico dos trending topics locais ou globais. Há muita informação realmente importante que poderia ser obtida com um simples arquivo de Trending Topics que pudesse ser consultado. Por outro lado, podem estabelecer importantes tendências com a entrada e saída dos TT de Twitter. Seria possível criar uma espécie de Wikitrendingtopics no qual as mesmas pessoas ajudam Twitter a definir o significado de um "tema do momento", e as pessoas votariam pelas melhores definições. Isto geraria uma grande quantidade de informação útil para ser analisada e vista.

3. Possibilidade de editar os Tweets recém publicados.

Muitas vezes equivocamos-nos ao escrever um tweet, algum erro ao escrever uma palavra, uma letra que falta, um link incompleto, etc. Seria genial poder editar os tweets que recém escrevemos dentro de uma margem de tempo curto, acho que pode ser suficiente entre 20 segundos a 1 minuto. Algo parecido ao que pode ser feito no Gmail, que por uns segundos podemos nos arrepender de enviar um e-mail, para editá-lo ou não enviá-lo.

4. Um melhor manejo dos contatos e DMs.

A forma como se manejam os contatos e mensagens diretas é realmente tediosa. Muitas operações básicas são realmente complexas. Não é possível fazer tarefas por lotes. Não dá para agrupar contatos. Ver quais estão ativos e quais não. Quais são nossos contatos favoritos e as conversas que temos com eles. Não se podem apagar mensagens diretas em lotes. Ou seja, há estas pequenas coisinhas que poderiam melhorar muito o seu aspecto.

5. Um buscador de nossos próprios tweets.

Assim como no buscador de e-mails do Gmail, seria realmente útil poder fazer buscas dentro de nossos próprios tweets, todos eles, não somente nos últimos. Em mais de uma oportunidade precisamos buscar algo que escrevemos, e a data em que o fizemos, e não é possível.

Há muitas outras coisinhas que poderiam ser melhoradas no Twitter, inclusive um melhor atendimento na área de suporte a sua API, cujas mensagens são solenemente ignoradas. Quem sabe alguém que trabalhe na empresa e saiba português leia essas ideias e decida discutir pelo menos algumas. Nunca se sabe!


 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!