Encontram o primeiro dinossauro com apenas uma garra
Um grupo de paleontólogos desenterrou na China os restos do primeiro dinossauro com um só dedo do qual se tem conhecimento. O exemplar foi batizado com o nome de Linhenykus monodactylus, devido a ter sido descoberto próximo a cidade de Linhe. Acreditam que pertence à espécie de alvarezsaurus, um grupo de dinossauros terópodes carnívoros com forma de ave que habitaram a Terra entre 130 e 65 milhões de anos. Os terópodes situam-se nas origens dos pássaros e aves atuais e entres seus exemplares mais famosos podemos citar o Velociraptor e o Tirannosauro.
Os restos foram encontrados pelo paleontólogo chinês Xing Xu e seus colegas próximo da fronteira entre Mongólia e China, entre as rochas da formação Wulansuhai do cretácio tardio, no mesmo lugar que o recentemente descoberto Linheraptor exquisitus, e neste caso concreto os fósseis datariam de uma data que oscilaria entre 84 e 75 milhões de anos. O Linhenykus mal superava o meio metro de altura e tinha o tamanho e o peso de um papagaio de grandes proporções.
Como todos os exemplares de sua família, os alvarezsaurus, estavam estreitamente relacionados com os pássaros. Ainda que sua característica mais peculiar é o fato de que só tivesse uma garra, que se crê utilizava para escavar a busca de insetos.
O resultado da pesquisa foi publicado nesta semana na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
Via | Science Daily.
Notícias relacionadas:
Comentários
Ques caras burro
nao pode ser um dinossauro com deficiencia?
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!