Horticultura espacial com pepinos
As plantas são fundamentais para a vida na Terra, convertendo luz e dióxido de carbono em alimento e oxigênio. Por isso explorar as possibilidades de cultivá-las no espaço faz parte dos estudos científicos a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) desde sua colocação em órbita. A última experiência realizada pelos astronautas é um estudo promovido pela Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA) que observa o crescimento direcional das raízes, e que foi batizado como Hydro Tropi.
Na microgravidade as raízes crescem lateralmente, para os lados, em vez de fazê-lo para cima ou para baixo como quando se encontram sob a força gravitacional da Terra. Utilizando mudas de pepinos (Cucumis sativus), os pesquisadores buscam determinar se a resposta hidrotrópica, isto é, a orientação das raízes das plantas devido à água, poderia controlar a direção de crescimento das raízes na microgravidade.
As sementes, introduzidas em câmeras de hidrotropismo, foram submetidas a 18 horas de incubação em uma instalação denominada "Cela de Experimento em Biologia". A seguir os tripulantes ativaram as sementes com água ou uma solução saturada de sal, seguida de uma segunda aplicação de água 4 a 5 horas. A tripulação colheu as plântulas de pepino e preservou-os mediante sua fixação em tubos de fixação, que foram armazenados em congeladores à espera de regressar à Terra, segundo informou a NASA.
Os resultados do experimento ajudarão aos pesquisadores a entender melhor como crescem e se desenvolvem as plantas a nível molecular.
Via | beforeitsnews.com.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!