Descobrem anti-matéria acima de tormentas elétricas
Com a ajuda do telescópio espacial de raios gama Fermi, cientistas descobriram o impensável: raios de anti-matéria produzidos em cima de tormentas elétricas. Confirmou-se que o fenômeno, nunca antes visto, é causado por rajadas de raios gama terrestres (TGF) geradas no interior das tormentas elétricas e associados diretamente com os relâmpagos.
A descoberta foi anunciada dias atrás por Michael Briggs durante um encontro da American Astronomical Society. O cientista mencionou que esses sinais são a primeira evidência de que as tormentas elétricas criam raios de partículas de anti-matéria.
São três os passos que levam à criação e detecção da anti-matéria produzida pelas tormentas:
- Campos elétricos em cima das tormentas criam uma avalanche de elétrons com direção ao céu. Quando estes se chocam contra as moléculas no ar, são emitidos raios gama de maior energia;
- A energia dos raios gama acelera os elétrons a uma velocidade próxima à da luz. Mas quando algum raio passa próximo do núcleo de um átomo, o raio gama se transforma em um par de partículas: o elétron e sua anti-partícula, o pósitron;
- Até aqui o TGF teve uma duração de 1.98 milissegundos, tempo suficiente para que atinja a altitude necessária para ser interceptado pelo telescópio Fermi, que não faz senão confirmar a presença de uma aniquilação partícula-anti-partícula.
Estima-se que todos os dias ocorrem uns 500 TGF em nosso planeta, ainda que poucos são detectados, e de fato se pensa que todos eles emitem raios elétron/pósitron.
Via | NASA.
Notícias relacionadas:
Comentários
nao entendi nada rsrs mais pareceu interessante as imagens kk
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!