Governo islandês a favor da WikiLeaks e contra as perseguições tuiteiras dos EUA

LuisaoCS

Wikileaks

Enquanto a maioria dos governos se calaram ante a campanha de coações legais ao Twitter empreendida pelos Estados Unidos para que a rede social fornecesse informação confidencial de vários usuários relacionados com WikiLeaks, o da Islândia decidiu nas últimas horas apoiar a WikiLeaks e sobretudo a sua deputada Birgitta Jónsdóttir.

Jónsdóttir é uma das cinco pessoas cuja informação pessoal do Twitter foi requerida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos à companhia de microblogging (as outras quatro são Jacob Appelbaum, Rop Gongrijp, Julian Assange e Bradley Manning). Dita petição, que é vexatória, foi feita ademais colando uma "ordem de silêncio" pelo meio o qual finalmente o pessoal do Twitter decidiu não obedecer. O objetivo do Departamento de Justiça estadunidense era conseguir a informação privada que queriam sem que os usuários afetados soubessem de nada).


Ante este despropósito vários altos cargos do Governo da Islândia deixaram muito claro o que opinam e o que vão fazer.

Por um lado temos o ministro de Assuntos Exteriores do país, Össur Skarphéðinsson, que já pediu uma reunião com o embaixador dos EUA em Reikiavik para obter mais dados sobre o requerimento de informação de Washington ao Twitter e também disse que:

- "Segundo os documentos que vi, um parlamentar islandês está sendo pesquisado em um caso criminoso nos Estados Unidos sem nenhum motivo".

Por outro lado estão as declarações realizadas pelo ministro do Interior islandês, Ögmundur Jónasson. Este último, além de considerar o caso muito raro e grave, também mostrou abertamente seu apoio a WikiLeaks comentando que:

- "A informação da WikiLeaks e outros causaram danos somente aos que trabalham por trás dos panos. Penso que se conseguimos que o governo seja transparente e nos dê informação que nos permita compreender o que acontece nos países implicados em confrontos bélicos, só será para melhor".

Não sei o resto mas eu tiro o chapéu ante o Governo islandês. São dos poucos que estão mostrando abertamente seu desacordo com a estúpida perseguição dos Estados Unidos contra todo aquilo que cheire a WikiLeaks. Espero que não desistam por que claramente todos os apoios são necessários. As autoridades estadunidenses demonstram estar completamente desesperados e farão o que for necessário para que as cabeças mais visíveis relacionadas com WikiLeaks, incluída a de uma deputada da Islândia, caiam ante a opinião pública.


 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!